Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática, egressos do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Luciléia Francisca Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Sérgio Pereira dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Paloma Ferreira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Fernandes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29739

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Egressos do Programa Residência Pedagógica, Conhecimento Didático-Matemático

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as repercussões do Programa Residência Pedagógica (PRP) voltadas para o Conhecimento Didático-Matemático (CDM) dos professores de Matemática egressos do programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como público-alvo inicial trinta professores egressos do PRP, graduados na licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista, sendo que apenas 15 destes egressos fizeram a devolutiva do instrumento de coleta. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionário. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico do CDM, principalmente considerando as categorias da teoria de Godino (2009). Neste sentido, a investigação realizada demonstrou a existência de contribuições do PRP na construção e expansão do CDM na formação inicial do professor de Matemática no caso em estudo, como a aquisição de conhecimento, experiência e competências e habilidades demonstradas pelas facetas epistêmica, afetiva, emocional, interacional e mediacional.

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Biografia do Autor

Luciléia Francisca Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Pós-Graduada em Ensino e Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Minas Gerais - campus - São João Evangelista. E-mail: lucileiarosa@hotmail.com.

Sérgio Pereira dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Pós-Graduado em Ensino e Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Minas Gerais – campus - São João Evangelista. E-mail: sergiousreis@gmail.com.

Paloma Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto.  E-mail: paloma18-santos@hotmail.com.

José Fernandes da Silva

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. E-mail: jose.fernandes@ifmg.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

ROSA, L. F.; REIS, S. P. dos; SANTOS, P. F. dos; SILVA, J. F. da. Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática, egressos do Programa Residência Pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 445–463, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29739. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29739. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa