Educação CTSA e os combustíveis
um estudo sobre o etanol com os estudantes da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30233Palavras-chave:
Educação CTSA, Etanol, CombustíveisResumo
Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão e a discussão dos estudantes da Educação Básica quando são retratados os benefícios e malefícios causados pelo etanol na sociedade, pelos pressupostos teóricos Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e dos três níveis de conhecimento químico, por meio dos três momentos pedagógicos. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa de natureza interpretativa. O trabalho realizado abrangeu 22 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio público do Estado de Goiás -Brasil. Foram utilizados, para a construção dos dados, questionários on-line e impresso. Os principais resultados evidenciam que as problematizações iniciais despertaram curiosidades e motivação nos estudantes e auxilia o envolvimento de conceitos químicos nas contextualizações das aulas. Tais resultados apontam para um ensino de Química com práticas pedagógicas que questionam a realidade, o que possibilita o desenvolvimento da autonomia e posicionamento crítico, do processo da tomada de decisão e da alfabetização científica e tecnológica dos estudantes.
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