Educação CTSA e os combustíveis

um estudo sobre o etanol com os estudantes da Educação Básica

Autores

  • Danniel Camargo Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30233

Palavras-chave:

Educação CTSA, Etanol, Combustíveis

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão e a discussão dos estudantes da Educação Básica quando são retratados os benefícios e malefícios causados pelo etanol na sociedade, pelos pressupostos teóricos Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e dos três níveis de conhecimento químico, por meio dos três momentos pedagógicos. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa de natureza interpretativa. O trabalho realizado abrangeu 22 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio público do Estado de Goiás -Brasil. Foram utilizados, para a construção dos dados, questionários on-line e impresso. Os principais resultados evidenciam que as problematizações iniciais despertaram curiosidades e motivação nos estudantes e auxilia o envolvimento de conceitos químicos nas contextualizações das aulas. Tais resultados apontam para um ensino de Química com práticas pedagógicas que questionam a realidade, o que possibilita o desenvolvimento da autonomia e posicionamento crítico, do processo da tomada de decisão e da alfabetização científica e tecnológica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danniel Camargo Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Química (licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo. Técnico em Química Industrial pela instituição SENAI Roberto Mange.  Atualmente é professor do Ensino Fundamental (Área de Ciências da Natureza) e do Ensino Médio (Área de Química) na rede pública de ensino do estado de Goiás.

Nília Oliveira Santos Lacerda, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Ensino de Ciências pela UnB (2019), mestrado pela Unb (2009). Coordenadora do Pibid (2014-2017) (2018-2019). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências. Possui graduação em Licenciatura plena em Química pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS. Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisadora em Ensino de Química, nas linhas : Educação CTS, formação de professores, materiais didáticos, processos e ensino-aprendizagem, experimentação.

Referências

ABREU, J. B.; FERREIRA, D. T.; FREITAS, N. M. da S. Os Três Momentos Pedagógicos como possibilidade para inovação didática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Décimo primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-9. 9. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos. Disponível em: https://abrapec.com/. Acessado em 25 abril. 2022.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, Campinas, v. 1, n. especial, nov, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/34380774/ENFOQUE_CI%C3%8ANCIA_TECNOLOGIA_SOCIEDADE_PRESSUPOSTOS_PARA_O_CONTEXTO_BRASILEIRO. Acesso em: 03 março. 2022.

AULER, D.; BAZZO, W. A.; Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, São Paulo, v.7, n.1, p.1-13. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wJMcpHfLgzh53wZrByRpmkd/. Acesso em: 27 abr. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacional.mec.gov.br/. Acesso em: 09 maio 2023.

BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madri, Espanha: OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos). 2003. Disponível em: www.oei.es/historico/salactsi/Livro_CTS_OEI.pdf. Acesso em:16 abr. 2021.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Coleção Docência em Formação. São Paulo: Editora Cortês, 2002.

FILOSO, S.; CARMO, J. B.; MARDEGAN, S. F.; LINS, S. R. M.; GOMES, T. F.; MARTINELLI, L. A. Reassessing the environmental impacts of sugarcane ethanol production in Brazil to help meet sustainability goals. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 52, p. 1847-1856, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1364032115008576. Acesso em: 15 março. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, P. R. N. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás/ DCGO: Goiânia, 2021. Disponível em: https://www.cee.go.gov.br/files/DOCUMENTO-CURRICULAR-PARA-GOIAS-ETAPA-ENSINO-MEDIO.pdf. Acesso em: 27 de março de 2021.

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 136–152, 2021. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627. Acesso em: 12 maio. 2022.

JOHNSTONE, A. H. Macro and Microchemistry. The School Science Review, v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982.

JOHNSTONE, A. H. Teaching of Chemistry - Logical or Psychological? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 9-15, 2000.

JOHNSTONE, A. H. The Future Chape of Chemistry Education. Chemistry Education: research and practice, [s. l.], v. 5, n. 3, 2004.

JOHNSTONE, Alex H. Chemical education research in Glasgow in perspective. Chemistry education research and practice, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 49- 63, 2006.

LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, nov, 2007. Disponível em: https://repi.ufsc.br/Perspectiva-educacional-CTS%3A-aspectos-de-um-campo-em-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-Am%C3%A9rica-Latina?language=pt-br. Acesso em 03 fevereiro. 2022.

LEWIN, A. M. F.; LOMASCÓLO, T. M. M. La metodología científica em la construcción de conocimientos. Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 147-510, 1998. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/. Acessado em: 11 maio. 2023.

MARTINS, S. S. da S.; AZEVEDO, M. O. de; SILVA, M. P. da; SILVA, V. P. da. Produção de Petróleo e impactos ambientais: algumas considerações. HOLOS, [s. l.], v. 6, p. 54–76, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.2201. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2201. Acesso em: 12 maio. 2022.

MELO, M. S. DE. A transição entre os níveis - macroscópico, submicroscópico e representacional: uma proposta metodológica. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19177. Acessado em: 10 abril. 2022.

MELO, M. S. de; SILVA, R. R. da. Os três níveis do conhecimento químico: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 301-330, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1109. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1109. Acesso em: 13 maio. 2023.

NASCIMENTO, G. T.; LINSINGEN, V. I. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergência revista de ciências sociales, México, v. 3, n. 42, p. 95-116, set – dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006. Acesso em: 14 março. 2022.

OLIVEIRA, G. F. DE.; A Tutela Ambiental Da Indústria Sucroalcooleira Sob Um Ponto De Vista Antropocêntrico E Jurídico. 2019. 57 f. Monografia – Faculdade de direito. Universidade Evangélica de Goiás, Ceres, 2019. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/5956. Acesso em: 12 abril. 2022.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93822. Acesso em: 22 abril. 2022.

PAULETTI, F.; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino e C&T, [s. l.], v. 7, n.3, p.121-134, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300008. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366/1860. Acesso em: 10 abr. 2022.

PRSYBYCIEM, M. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; S, E. Experimentação investigativa no ensino de química em um enfoque CTS a partir de um tema sociocientífico no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 17, n.3, p. 602-625. 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_3_5_ex1433.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

SANTOS, W. L. P. D.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 2. n. 2, p. 110-132. jul-dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/?lang=pt. Acesso em: 25 maio 2022.

SANTOS, W. L. P. D.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Unijuí, 2014.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

SCHNETZLERA, R. P.; SOUZA, T. A. Proposições didáticas para o formador químico: a importância do triplete químico, da linguagem e da experimentação investigativa na formação docente em química. Química Nova, [s. l.], v. 42, n. 8, p. 947-954. 2019. Disponível em: https://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6957. Acesso em: 29 abril. 2022.

SILVA, A. L. P.; COSTA, H. R. Contextualização e Experimentação na seção “Experimentação no Ensino de Química” da Revista Química nova na escola: Uma análise de 2009-2016. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 331-352. mai./ago, 2019. DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8326. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326/pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

STRIEDER, R. B.; SILVA, K. M. A. e.; SOBRINHO, M. F.; SANTOS, W. L. P. dos.; A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 87–107, 2016. DOI: 10.3895/actio.v1n1.4795. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795. Acesso em: 10 maio 2022.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TKjrc7wZ7bCSnC8HHbMt46s/?lang=pt. Acesso em: 14 maio. 2022.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

SILVA, D. C.; LACERDA, N. O. S. Educação CTSA e os combustíveis: um estudo sobre o etanol com os estudantes da Educação Básica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 134–157, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30233. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30233. Acesso em: 8 maio. 2024.