Elementos da Alfabetização Científica na fala de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30340Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas, Ciclo de AlfabetizaçãoResumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com o objetivo de compreender os elementos presentes no planejamento e na prática pedagógica de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que forneçam evidências do desenvolvimento da Alfabetização Científica. Desenvolveu-se no contexto de professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A constituição dos dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada seguindo os procedimentos da Análise de Conteúdo. O movimento analítico permitiu reconhecer a formação cidadã dos alunos e valorização do cotidiano, oportunizando o desenvolvimento de princípios sociais, éticos e políticos e, a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos, considerando as vivências dos alunos, a reconstrução dos conhecimentos, a tomada de decisões, a capacidade de argumentação e as relações entre a sociedade e o ambiente.
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