Elementos da Alfabetização Científica na fala de professores dos anos iniciais

Autores

  • Adriane Kis Schultz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30340

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas, Ciclo de Alfabetização

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com o objetivo de compreender os elementos presentes no planejamento e na prática pedagógica de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que forneçam evidências do desenvolvimento da Alfabetização Científica. Desenvolveu-se no contexto de professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A constituição dos dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada seguindo os procedimentos da Análise de Conteúdo. O movimento analítico permitiu reconhecer a formação cidadã dos alunos e valorização do cotidiano, oportunizando o desenvolvimento de princípios sociais, éticos e políticos e, a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos, considerando as vivências dos alunos, a reconstrução dos conhecimentos, a tomada de decisões, a capacidade de argumentação e as relações entre a sociedade e o ambiente.

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Biografia do Autor

Adriane Kis Schultz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Ensino de Ciências (UFFS/RS). Professora de Educação Básica da Rede Municipal e Estadual em Senador Salgado Filho, RS, Brasil.

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUC/RS). Professora da área de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

KIS SCHULTZ, A.; DE LARA BONOTTO, D. Elementos da Alfabetização Científica na fala de professores dos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 48–70, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30340. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30340. Acesso em: 21 jun. 2024.