Educação Matemática Crítica à luz dos Programas de Pesquisa de Imre Lakatos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30472Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Programas de Pesquisa, Imre LakatosResumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Epistemologia ofertada em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática vinculada a uma universidade brasileira. O artigo apresenta um estudo teórico que teve como objetivo discutir como a Educação Matemática Crítica (EMC), com suas bases práticas e teóricas, pode ser lida como um programa de pesquisa, de acordo com os pressupostos estabelecidos por Imre Lakatos. Para o alcance desse objetivo, apresentamos os principais componentes que integram um programa de pesquisa: núcleo firme, as heurísticas e o cinturão protetor, e propomos enxergar tais elementos no interior da EMC. Como resultado, apontamos que a própria elaboração da EMC é fruto de uma anomalia e que seu núcleo firme está protegido por um cinturão protetor bem consolidado.
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