Educação Matemática Crítica à luz dos Programas de Pesquisa de Imre Lakatos

Autores

  • Ewerson Tavares da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2410-6304
  • José Pedro Machado Ribeiro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30472

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Programas de Pesquisa, Imre Lakatos

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Epistemologia ofertada em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática vinculada a uma universidade brasileira. O artigo apresenta um estudo teórico que teve como objetivo discutir como a Educação Matemática Crítica (EMC), com suas bases práticas e teóricas, pode ser lida como um programa de pesquisa, de acordo com os pressupostos estabelecidos por Imre Lakatos. Para o alcance desse objetivo, apresentamos os principais componentes que integram um programa de pesquisa: núcleo firme, as heurísticas e o cinturão protetor, e propomos enxergar tais elementos no interior da EMC. Como resultado, apontamos que a própria elaboração da EMC é fruto de uma anomalia e que seu núcleo firme está protegido por um cinturão protetor bem consolidado.

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Biografia do Autor

Ewerson Tavares da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2020) e Licenciado em Matemática pela mesma instituição (2018). Professor de Matemática na Prefeitura de Goiânia. Tenho interesse em pesquisas sobre Formação Inicial e Continuada de professores, Decolonialidade, Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Ensino de Matemática.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

José Pedro Machado Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1991); mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1995); e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, Etnomatemática e Educação Escolar Indígena. Professor Associado 4 do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1997. Membro do corpo docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG desde 2007. Professor e membro do Comitê de Orientação dos Javaé do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG. Tutor do PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG desde 2015. Coordenador do Laboratório de Educação Matemática do IME/UFG. Líder Matema: Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática da UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Etnomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Matemática, História da Matemática, Educação Escolar Indígena, Formação de Professores, Diversidade Cultural, Matemática - aspectos sociais e dinâmica intra e intercultural. 

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

SILVA, E. T. da; MESQUITA, N. A. da S.; RIBEIRO, J. P. M. Educação Matemática Crítica à luz dos Programas de Pesquisa de Imre Lakatos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 184–200, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30472. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30472. Acesso em: 9 maio. 2024.