A construção do pensamento geométrico à luz da teoria da mudança de quadros
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30525Palavras-chave:
Dialética ferramenta-objeto, Livros didáticos, Ensino Fundamental, Mudança de quadrosResumo
Sob a ótica da teoria da Dialética Ferramenta-Objeto proposta por Régine Douady (1986), um conceito pode ser concebido ora como objeto de estudo de um determinado conteúdo, ora como ferramenta para a resolução de uma problemática, possibilitando que o estudante alterne entre quadros distintos e mobilize ferramentas já estabelecidas, visando a construção de um novo conhecimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar os quadros e a maneira como ocorre a mudança dos mesmos em tarefas que envolvem o conceito de área em Livros Didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico a categorização da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Constatamos que as tarefas oportunizam a mudança entre os quadros algébrico, numérico e geométrico, de maneira que as ferramentas que podem ser utilizadas alternam entre a memorização e a concepção de um novo saber fundamentado nos princípios construtivistas.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Base Nacional
Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2017.
BONOTTO, D. L.; SILVEIRA, M. A. S.; MARTINS, M. C. M. A Análise da Dialética Ferramenta–Objeto no objeto de aprendizagem “Potencializando o seu conhecimento”. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009 Anais [...]. Ijuí: SBEM, 2009. p. 1-11.
DOUADY, R. Jeux de cadre et dialectique outil-objet. Recherche em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.7, n.2, p. 5-31, 1986.
DOUADY, R. Des apports de la didactique des mathématiques à l'enseignement. Repères - Instituts de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques (IREM), Paris, n. 6, p. 132-158, 1992.
DOUADY, R. L’ingénierie didactique: un moyen pour l’enseignant d’organiser les rapports entre l’enseignement et l’apprentissage. Instituts de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques (IREM), Université de Paris VII, v. 191, p.1-51, 1993.
GERÔNIMO, J. R.; FRANCO, V.S. Geometria plana e espacial: um estudo axiomático. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010.
GEWANDSZNAJDER, F.; ALVES–MAZZOTTI, A. J. O método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
LORENZATO, S. A. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 3, n. 4, p.3-13, 1995.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela Tecnologia. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 4, n. 10, p; 47-56, set./dez. 2003.
PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, J. J.; SILVA, G. A. F. Atividades sobre comparação de área de figuras planas: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental anos iniciais. Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, Araras: v. 3, 2,n. p.1-12, 2023.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetike, Campinas-SP, v. 1, n. 1, p.7-17, 1993.
PEREZ, G. Pressupostos e Reflexões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa participante no ensino da Geometria para as camadas populares (1º e 2º graus). 1991. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.
RUY GIOVANNI, J. J.; CASTRUCCI, B. (a). A Conquista da Matemática: 6º ano. 4. ed. São Paulo-SP: Editora FTD, 2018.
RUY GIOVANNI, J. J.; CASTRUCCI, B. (b). A Conquista da Matemática. 7º ano. 4. ed. São Paulo-SP: Editora FTD, 2018.
RUY GIOVANNI, J. J.; CASTRUCCI, B. (c). A Conquista da Matemática. 8º ano. 4. ed. São Paulo-SP: Editora FTD, 2018.
RUY GIOVANNI, J. J.; CASTRUCCI, B. (d). A Conquista da Matemática. 9º ano. 4. ed. São Paulo-SP: Editora FTD, 2018.
SAEB, Mentalidade Matemática: apenas 5% dos alunos saem da escola sabendo Matemática. Cotia. Disponível em <https://mentalidadesmatematicas.org.br/saeb-2019-apenas-5-dos-alunos-saem-da-escola-sabendo-matematica/>. Acesso em: 29 mar. 2022.
SANTOS, J. A. S. Problemas de ensino e de aprendizagem em perímetro e área de figuras planas. REVEMAT, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 224-238, 2014.
SILVA, C. R.; GOBBI, B. C.; SIMÃO, A. A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Rev. Org. Rurais Agroind., Lavras, v. 7, n. 1, p.70-81, 2005.
TEIXEIRA, P. J. M. Jogo de quadros na perspectiva de Régine Douady. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 145-165, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Debastiani Neto, Lorena Gomes Bueno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.