Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores

Autores

  • Divanete Maria Bitdinger de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Flávia Dias de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Atividade Orientadora de Ensino, Funções

Resumo

Esse artigo tem como objetivo investigar a organização do ensino do conceito de função na formação inicial de professores em um curso de licenciatura, no contexto de uma universidade tecnológica. A pesquisa é pautada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e do conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Na pesquisa de campo, no âmbito dos estudos de doutorado, foram elaboradas situações desencadeadoras de aprendizagem, fundamentadas nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, e a análise dos dados se deu a partir dos isolados de Caraça, com a construção de episódios e cenas. Concluiu-se que essa forma de organizar o ensino pode favorecer o processo formativo voltado ao ensino de conhecimentos matemáticos, na perspectiva da apropriação de conhecimentos historicamente produzidos em resposta às necessidades humanas.

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Biografia do Autor

Divanete Maria Bitdinger de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Ensino de Ciencias e Matematica PPGFCET/UTFPR.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná.

Flávia Dias de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

OLIVEIRA, D. M. B. de; SOUZA, F. D. de. Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 513–530, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30904. Acesso em: 27 abr. 2024.