Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Atividade Orientadora de Ensino, FunçõesResumo
Esse artigo tem como objetivo investigar a organização do ensino do conceito de função na formação inicial de professores em um curso de licenciatura, no contexto de uma universidade tecnológica. A pesquisa é pautada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e do conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Na pesquisa de campo, no âmbito dos estudos de doutorado, foram elaboradas situações desencadeadoras de aprendizagem, fundamentadas nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, e a análise dos dados se deu a partir dos isolados de Caraça, com a construção de episódios e cenas. Concluiu-se que essa forma de organizar o ensino pode favorecer o processo formativo voltado ao ensino de conhecimentos matemáticos, na perspectiva da apropriação de conhecimentos historicamente produzidos em resposta às necessidades humanas.
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