v. 7 n. 3 (2023): Um recorte da produção da Educação Matemática no estado do Paraná no ano de 2022

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Fábio Alexandre Borges, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Renata Camacho Bezerra; Richael Silva Caetano
    v-vii
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.32054

Pesquisa

  • Aprendizagem Matemática em movimento reflexões sobre a avaliação formativa por meio de Pareceres Descritivos em uma Escola Itinerante

    Jader Gustavo de Campos Santos, Línlya Sachs
    254-269
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30996
  • Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática

    Reginaldo Aparecido Zara, Shirley Mara Teixeira Wilhelm
    270-286
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012
  • Desenho universal para aprendizagem e complexidade uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática

    Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes, José Ricardo Dolenga Coelho, Paula Fernanda Gomulski Muniz, Paula Regina Raksa
    287-306
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992
  • Educação Matemática e a Pós-Graduação uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46

    Marceli Behm Goulart, Maria Tereza Carneiro Soares
    307-323
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773
  • Educação Matemática e a robótica educacional os saberes de uma professora que ensina Matemática

    Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurelio Kalinke
    324-340
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30712
  • Enfrentamentos no ensino de Matemática no atendimento educacional especializado pós-pandemia

    Marcos Lübeck, Alessandra Aparecida dos Reis Silva
    341-362
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30977
  • Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia um levantamento bibliográfico

    Henrique Rizek Elias, Taís Mara dos Santos
    363-381
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31014
  • Funções excecutivas e aprendizagem de Matemática uma revisão de literatura

    Jader Otavio Dalto, Dyana Grazielli Altomani Braga
    382-403
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31001
  • Modelagem Matemática na Educação Básica um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil

    Geovani Nunes Aguiar, Thiago Bezerra Figueiredo, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
    404-420
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025
  • O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação

    Maria Ivete Basniak, Emili Boniecki Carneiro, Enrico Marcelo Miroto
    421-435
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732
  • Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE pesquisas publicadas em edições do EPREM

    Geralda de Fátima Neri Santana, João Debastiani Neto, Vanessa Cristina Rhea Rhea, Mariana Moran, Polonia Altoé Fusinato
    436-454
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30919
  • Questões do PISA envolvendo função afim uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais

    Sandra Maria Tieppo, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marli Schmitt Zanella
    455-478
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984
  • Uma história da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira

    Bruno Elias Domingues, Linlya Sachs
    479-494
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30845
  • Uma narrativa sobre uma escola rural da região do Norte pioneiro do estado do Paraná no período de 1947 a 1985

    Juliana de Melo, Mirian Maria Andrade Gonçalez
    495-512
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31000
  • Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores

    Divanete Maria Bitdinger de Oliveira, Flávia Dias de Souza
    513-530
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904

Relato de Experiência

  • A construção do fractal ilha de Koch no software Scratch

    Raine Martins, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira
    531-548
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31016
  • Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem

    Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Juarês Jocoski, Júlia Helena Kuroki, Anderson Roges Teixeira Góes, Neila Tonin Agranionih
    549-574
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006
  • Ensinando a transgredir estratégias para o ensino de Matemática à luz Bell Hooks

    Beatriz Borba Guergolet, Nathalie Aparecida Felicetti Luvison, Elisangela de Campos, Tania Tania Teresinha Bruns Zimer
    575-589
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30957
  • Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja “Corta aqui, espreme lá!”

    Bruna Carla Alves Falleiro, Eliana Mayara Mendes Martelli, Daniela Barbieri Vidotti, Wellington Piveta Oliveira
    590-610
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020
  • Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental a gincana da integração como ação de intervenção

    Emerson Tortola, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan, Barbara Winiarski Diesel Novaes
    611-633
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015
  • Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório

    Flavio Lima de Souza, Pamela Emanueli Alves Ferreira
    634-657
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017
  • Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática

    Edcléber Carvalho dos Santos, Emerson Tortola, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Nágela Martins
    658-676
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021
  • Uso do book creator na abordagem de problemas de otimização

    Michel Teston Semensato, Luiz Alberto Pilatti, Francini Damiani e Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
    677-697
    https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31018