Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
PPGECEM
Pareceristas ad hoc
Indexadores
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 3 (2023): Um recorte da produção da Educação Matemática no estado do Paraná no ano de 2022
v. 7 n. 3 (2023): Um recorte da produção da Educação Matemática no estado do Paraná no ano de 2022
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.v.7.n.3
Publicado:
13-10-2023
Expediente
Sumário
i-iv
Editorial
Editorial
Fábio Alexandre Borges, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Renata Camacho Bezerra; Richael Silva Caetano
v-vii
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.32054
Pesquisa
Aprendizagem Matemática em movimento
reflexões sobre a avaliação formativa por meio de Pareceres Descritivos em uma Escola Itinerante
Jader Gustavo de Campos Santos, Línlya Sachs
254-269
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30996
Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática
Reginaldo Aparecido Zara, Shirley Mara Teixeira Wilhelm
270-286
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012
Desenho universal para aprendizagem e complexidade
uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática
Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes, José Ricardo Dolenga Coelho, Paula Fernanda Gomulski Muniz, Paula Regina Raksa
287-306
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992
Educação Matemática e a Pós-Graduação
uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46
Marceli Behm Goulart, Maria Tereza Carneiro Soares
307-323
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773
Educação Matemática e a robótica educacional
os saberes de uma professora que ensina Matemática
Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurelio Kalinke
324-340
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30712
Enfrentamentos no ensino de Matemática no atendimento educacional especializado pós-pandemia
Marcos Lübeck, Alessandra Aparecida dos Reis Silva
341-362
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30977
Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia
um levantamento bibliográfico
Henrique Rizek Elias, Taís Mara dos Santos
363-381
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31014
Funções excecutivas e aprendizagem de Matemática
uma revisão de literatura
Jader Otavio Dalto, Dyana Grazielli Altomani Braga
382-403
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31001
Modelagem Matemática na Educação Básica
um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil
Geovani Nunes Aguiar, Thiago Bezerra Figueiredo, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
404-420
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025
O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação
Maria Ivete Basniak, Emili Boniecki Carneiro, Enrico Marcelo Miroto
421-435
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732
Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE
pesquisas publicadas em edições do EPREM
Geralda de Fátima Neri Santana, João Debastiani Neto, Vanessa Cristina Rhea Rhea, Mariana Moran, Polonia Altoé Fusinato
436-454
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30919
Questões do PISA envolvendo função afim
uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Sandra Maria Tieppo, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marli Schmitt Zanella
455-478
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984
Uma história da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira
Bruno Elias Domingues, Linlya Sachs
479-494
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30845
Uma narrativa sobre uma escola rural da região do Norte pioneiro do estado do Paraná no período de 1947 a 1985
Juliana de Melo, Mirian Maria Andrade Gonçalez
495-512
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31000
Uma situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação do conceito de função na Formação de Professores
Divanete Maria Bitdinger de Oliveira, Flávia Dias de Souza
513-530
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30904
Relato de Experiência
A construção do fractal ilha de Koch no software Scratch
Raine Martins, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira
531-548
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31016
Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Juarês Jocoski, Júlia Helena Kuroki, Anderson Roges Teixeira Góes, Neila Tonin Agranionih
549-574
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006
Ensinando a transgredir
estratégias para o ensino de Matemática à luz Bell Hooks
Beatriz Borba Guergolet, Nathalie Aparecida Felicetti Luvison, Elisangela de Campos, Tania Tania Teresinha Bruns Zimer
575-589
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30957
Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja
“Corta aqui, espreme lá!”
Bruna Carla Alves Falleiro, Eliana Mayara Mendes Martelli, Daniela Barbieri Vidotti, Wellington Piveta Oliveira
590-610
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020
Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
a gincana da integração como ação de intervenção
Emerson Tortola, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan, Barbara Winiarski Diesel Novaes
611-633
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015
Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório
Flavio Lima de Souza, Pamela Emanueli Alves Ferreira
634-657
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017
Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática
Edcléber Carvalho dos Santos, Emerson Tortola, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Nágela Martins
658-676
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021
Uso do book creator na abordagem de problemas de otimização
Michel Teston Semensato, Luiz Alberto Pilatti, Francini Damiani e Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
677-697
PDF
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31018
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Indexadores
Mais lidos
Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
4556
Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
2808
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
2439
Resenha do livro: Informática e Educação Matemática de autoria de Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado
2398
Análise dos periódicos qualis/CAPES: visão geral da área de ensino em Ciências e Matemática
1889
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual: identificando limites e possibilidades por meio de uma revisão sistemática da literatura
1844
Gênero no ensino de Ciências publicações em periódicos no Brasil: o estado do conhecimento
1639
O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação
1564
Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
1410
Estudo dos múltiplos e divisores por meio de resolução de problemas: um relato de experiência docente
1294