Aspectos metodológicos e didáticos das pesquisas sobre o ensino por investigação

uma análise em periódicos de Educação em Ciências e Matemática

Autores

  • Reobe Felipe da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Verônica Tavares Santos Batinga Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ivoneide de Carvalho Lopes Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30927

Palavras-chave:

Ensino por Pesquisa, Pesquisa Bibliográfica, Ciências e Matemática

Resumo

O ensino por investigação é uma abordagem didática que parte de problemas e busca desenvolver o pensar, falar, argumentar, ler e escrever sobre o conhecimento estudado. Nesse contexto, este trabalho objetiva identificar aspectos metodológicos e didáticos nas pesquisas que tratam do ensino por investigação na área de educação em ciências e matemática, no período de 2016 a 2020. O levantamento bibliográfico realizou-se em 11 periódicos desta área. Encontraram-se 43 artigos, sendo 36 pesquisas empíricas e 07 teóricas. Os resultados mostraram que o ensino por investigação é objeto de estudo em diferentes níveis e modalidades de ensino na área pesquisada e na formação de professores. Os conteúdos mais abordados foram os de química. Esta abordagem articula-se com diferentes estratégias didáticas. Conclui-se que há lacunas com relação às pesquisas que abordam o ensino por investigação na formação de professores e na discussão de conteúdos e temáticas nas áreas de matemática e física.

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Biografia do Autor

Reobe Felipe da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Química pelo Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, polo UFRPE.  Docente de Química na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Brasil.

Verônica Tavares Santos Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, polo Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil.

Ivoneide de Carvalho Lopes Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Química pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, polo UFRPE, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

SILVA, R. F. da; BATINGA, V. T. S.; CARVALHO LOPES BARROS, I. de. Aspectos metodológicos e didáticos das pesquisas sobre o ensino por investigação: uma análise em periódicos de Educação em Ciências e Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30927. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30927. Acesso em: 3 jul. 2024.