Enfrentamentos no ensino de Matemática no atendimento educacional especializado pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30977

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, Matemática, Ensino, Práxis, Anos iniciais

Resumo

Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa em que se investigou a práxis pedagógica dos professores que ensinam Matemática nas Salas de Recursos Multifuncionais nos Anos Iniciais, abordando o Atendimento Educacional Especializado efetivado e revelando as experiências docentes antes, durante e depois da pandemia. Assim, a intenção é relatar reflexões surgidas nesse contexto, sobretudo, retratando as dificuldades dos envolvidos durante a pandemia quando as aulas foram suspensas e o ensino remoto foi assumido como alternativa à continuidade das atividades escolares, bem como mostrar fatos desse estudo numa perspectiva inclusiva e no cenário pós-pandêmico. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário online, composto por vinte e cinco questões, abertas e fechadas, enviadas aos professores de uma rede pública municipal e sua apreciação pautou-se na Análise Textual Discursiva. Este recorte expõe alguns desafios impostos e que impactaram a Educação Básica, e mais fortemente, a Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE. Curso de Matemática. Programa de Pós-Gradução em Ensino - PPGEn.

Alessandra Aparecida dos Reis Silva

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora na Secretaria Municipal de Educação (SMED), Foz do Iguaçu, Paraná.

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Parecer CNE/CPN nº 5, de 28 de abril de 2020. Diretrizes para escolas durante a Pandemia. Brasíla: CNE/CPN, 2020.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16 ed. Campinas: Papirus, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FOZ DO IGUAÇU. Instrução Normativa nº 13, de 08 de dezembro de 2021. Estabelece Critérios para Apoio Administrativo em Relação à Alocação dos Professores nas Salas/Turmas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA nas Escolas Municipais de Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçu, 2021.

LÜBECK, M; RODRIGUES, T. D. Incluir é Melhor que Integrar: uma concepção da Educação Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 8-23, 2013.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

OMOTE, S. Diversidade e Inclusão: um aparente desencontro. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2022.

PARANÁ. Instrução Normativa SEED nº 09, de 23 de abril de 2018. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais, nas áreas da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e para os estudantes com transtornos funcionais específicos nas instituições de ensino do Sistema Estadual de Ensino. Curitiba: SEED, 2018.

RODRIGUES, T. D.; LÜBECK, M. Escola, Educação Inclusiva e Etnomatemática em Tempos de Isolamento Social. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 293-316, 2020.

SILVA, A. A. R. S. A Práxis Pedagógica de Professores que Ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais nos Anos Iniciais. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro de Educação, Letras e Saúde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2022.

SILVA, G. T. F.; URDANETA, S. D. Ensino da Matemática na Educação Especial: discussões e propostas. 1 ed. Curitiba: Intersaberes, 2021.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

LÜBECK, M.; SILVA, A. A. dos R. Enfrentamentos no ensino de Matemática no atendimento educacional especializado pós-pandemia. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 341–362, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30977. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30977. Acesso em: 9 maio. 2024.