Aprendizagem Matemática em movimento

reflexões sobre a avaliação formativa por meio de Pareceres Descritivos em uma Escola Itinerante

Autores

  • Jader Gustavo de Campos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30996

Palavras-chave:

Educação do Campo, Parecer Descritivo, Avaliação da Aprendizagem, Escola Itinerante

Resumo

As Escolas Itinerantes, criadas para atender a população que vive em espaços de luta pela reforma agrária, acompanham os acampamentos à medida que mudam de localidade. Elas possuem características específicas na proposta pedagógica, que as diferenciam de outras escolas, ligadas aos princípios filosóficos e pedagógicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Uma delas está na avaliação, antagônica ao modelo de notas, que se utiliza de Pareceres Descritivos. Neste artigo, tivemos como objetivo compreender o desenvolvimento do processo de avaliação da aprendizagem de matemática, por meio dos Pareceres Descritivos, em uma Escola Itinerante. Para isso, foram analisados documentos elaborados pelos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio dessa escola. Conclui-se que os Pareceres Descritivos indicam uma avaliação, antes de tudo, preocupada com a aprendizagem, ao invés do caráter somativo e classificatório; entretanto, alguns registros apresentam-se pouco detalhados ou individualizados, não contribuindo para o esperado no processo de avaliação.

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Biografia do Autor

Jader Gustavo de Campos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciado em Matemática e cursando Mestrado em Ensino de Matemática, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil.

Línlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

SANTOS, J. G. de C.; SACHS, L. Aprendizagem Matemática em movimento: reflexões sobre a avaliação formativa por meio de Pareceres Descritivos em uma Escola Itinerante. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 254–269, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30996. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30996. Acesso em: 27 abr. 2024.