Uma narrativa sobre uma escola rural da região do Norte pioneiro do estado do Paraná no período de 1947 a 1985
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31000Palavras-chave:
História Oral, Escolas Rurais, Narrativas, História da Educação MatemáticaResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que buscou criar fontes históricas por meio de relatos de pessoas que vivenciaram, de algum modo, a Escola Rural Água do Mandí, durante o período de 1947 a 1985 e disparar uma narrativa que registra uma história dessa escola, vinculado a um objetivo maior de contribuir para a compreensão das Escolas Rurais do Estado do Paraná, especificamente, na Região do Norte Pioneiro. Para tanto, mobilizamos a História Oral como referencial metodológico para a realização das entrevistas com sete colaboradores, sendo essas, posteriormente, transcritas, textualizadas e autorizadas para fins acadêmicos por meio da carta de cessão de direitos. Para a análise das narrativas, foi utilizada a análise narrativa, visando compreender acontecimentos pertinentes à época e, por meio desta, foi elaborado um registro histórico dessa escola, extinta fisicamente no contexto contemporâneo.
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