Funções excecutivas e aprendizagem de Matemática
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31001Palavras-chave:
Funções Executivas, Habilidades Cognitivas, Educação Matemática, Desempenho EscolarResumo
O artigo apresenta resultados iniciais de uma revisão de literatura sobre Funções Executivas e Aprendizagem de Matemática. São objetivos desta revisão: i) Conhecer os estudos que tratam da relação entre Funções Executivas e Aprendizagem de Matemática, ii) Analisar suas contribuições para a aprendizagem desta disciplina. Para tal, optou-se pela estratégia de busca de informações baseada em dois eixos temáticos, a saber, “Executive Function and Mathematics Learning” e “Funções Executivas e Aprendizagem Matemática”, inseridos na base de dados brasileira Periódicos CAPES. O processo de busca resultou em 260 estudos, analisados e relacionados entre si conforme o método de revisão da literatura. Destes, foram selecionados 31 estudos de acordo com os critérios de investigação da pesquisa, sendo analisados, neste artigo, 04 estudos publicados em português e 02 em espanhol. Os resultados obtidos mostraram, entre outros aspectos, que as Funções Executivas contribuem para o desempenho da aprendizagem de Matemática.
Downloads
Referências
AZAR, E. E.; ARÁN-FILIPPETTI, V.; VARGAS-RUBILAR, J. Estrato Socioeconómico Y Funcionamiento Ejecutivo: su relación con las competencias académicas en edad escolar. Cuadernos de Neuropsicología, Chile, v. 13, n. 3, p. 80-93, 2019. Disponível em: <https://www.cnps.cl/index.php/cnps/article/view/386>. Acesso em: 13 mai. 2022.
ARDILA, A. On the evolutionary origins of executive functions. Brain and Cognition, [s.l.], v. 68, n. 1, p. 92-99, 2008. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0278262608001656#preview-section-cited-by>. Acesso em: 22 mai. 2022.
BADDELEY, A. Working memory. Current Biology, [s.l.], v. 20, n. 4, p. 136-140, 2010. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982209021332>. Acesso em: 22 mai. 2022.
BADDELEY, A. Working Memory: theories, models, and controversies. Annual Review of Psychology, Indianapolis, v. 63, n. 1, p. 1-29, 2012. Disponível em: <https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-120710-100422>. Acesso em: 22 mai. 2022.
BEGOLLI, K. N.; RICHLAND, L. E.; JAEGGI, S. M.; LYONS, E. M..; KLOSTERMANN, E. C.; MATLEN, B. J. Executive Function in Learning Mathematics by Comparison: Incorporating Everyday Classrooms into the Science of Learning. Thinking & Reasoning, [s.l.], v. 24, n. .2, p. 280-313. 2018. Disponível em: https://rnp-rimo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_informaworld_taylorfrancis_310_1080_13546783_2018_1429306>. Acesso em: 13 mai. 2022.
BELLI, A.; MANRIQUE, A, L. Análise de uma situação-problema: competências socioemocionais e estimulação de funções executivas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 5, p. 171-187, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/67>. Acesso em: 13 mai. 2022.
BOCK, A. M.; CARTWRIGHT, K. B; MCKNIGTH, P. E; PETTERSON, A. B.; SHRIVER, A. G.; LEAF, B. M.; MOHTASHAM, M. K.; VENNERGRUND, K. C.; PASNAK, R. Patterning, Reading, and Executive Functions. Frontiers in Psychology, [s.l.], v. 9, p. 1-11. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_56d9349fea2f44139fa36ffa6ca2b2cd>. Acesso em: 13 mai. 2022.
BRAAK, D. T.; LENES, R.; PURPURA, D. J.; SCHMITT, S. A.; STORKSEN I. Why Do Early Mathematics Skills Predict Later Mathematics and Reading Achievement? The Role of Executive Function. Journal of Experimental Child Psychology, [s.l.], v. 214, p. 105306-105306. 2022. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_miscellaneous_2582808678>. Acesso em: 13 mai. 2022.
BULL, R.; SCERIF, G. Executive Functioning as a Predictor of Children's Mathematics Ability: inhibition, switching, and working memory. Developmental Neuropsychology, Bethesda, v. 19, n. 3, p. 273-293, 2001. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11758669/>. Acesso em: 05 jul. 2022.
CARVALHO, C. A. S. de M. Funções executivas e desempenho acadêmico em alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/20.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2022.
CARVALHO, C. S.; FERNANDES, D. C. Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 3, n. 7, p. 164-184, 2018. Disponível em: <http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/292>. Acesso em: 13 mai. 2022.
CASTRO, A. M. F. M.; BUENO, J. M. H.; PEIXOTO, E. M. Socioemotional and Cognitive Skills: Its Relation to School Performance in Elementary School. Paidéia Cadernos De Psicologia E Educação, [s.l.], v. 31. 2021.
CAVIOLA, S.; COLLING, L.; MAMMARELLA, I. C.; SZUCS, D. Predictors of Mathematics in Primary School: Magnitude Comparison, Verbal and Spatial Working Memory Measures. Developmental Science, [s.l.], v. 23, n. 6, p. 1-19. 2020. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_miscellaneous_2369436285>. Acesso em: 13 mai. 2022.
CHAMANDAR, F.; JABBARI, S.; POORGHORBAN, M.; SARVESTANI, M. S.; AMINI, S. Mathematics Performance of the Students in Primary School: Comparison of Working Memory Capacity and Inhibition. Journal of Education and Learning, [s.l.], v. 8, n. 3. 2019. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_crossref_primary_10_5539_jel_v8n3p242>. Acesso em: 13 mai. 2022.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: O Elo Perdido entre o Ensino e a Aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 2001.
COELHO, P. C. Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico. 2018. 72 f. Monografia (Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H>. Acesso em: 22 mai. 2022.
CORSO, H. V.; SPERB, T. M.; JOU, G. I.; SALLES, J.F. Metacognição e Funções Executivas: Relações entre os Conceitos e Implicações para a Aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 21-29, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ptp/a/SzJ3qv7qDLqdncBNfnz4Xnb/?format=pdf&lang=pt>.
Acesso em: 22 mai. 2022.
COULANGES, L.; ABREU-MENDOZA, R. A.; VARMA, S.; UNCAPHER, M. R.; GAZZALEY, A.; ANGUERA, J.; ROSENBERG-LEE, M. Linking Inhibitory Control to Math Achievement via Comparison of Conflicting Decimal Numbers. Cognition, [s.l.], v. 214. 2021. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_miscellaneous_2540723838>. Acesso em: 13 mai. 2022.
CRAGG, L.; RICHARDSON, S; HUBBER, P. J.; KEEBLE, S.; GILMORE, C. When Is Working Memory Important for Arithmetic? The Impact of Strategy and Age. PloS One, [s.l.], v. 12, n. 12. 2017. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_plos_journals_1975586869>. Acesso em: 13 mai. 2022.
DIAMOND, A. The Evidence Base for Improving School Outcomes by Addressing the Whole Child and by Addressing Skills and Attitudes, Not Just Content. Early Education & Development, [s.l.], v. 21, n. 5, p. 780-793, 2010. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3026344/>. Acesso em: 22 mai. 2022.
DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v. 64, n. 1, p. 135-168, 2013. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-113011-143750. Acesso em: 22 maio 2022.
DIAS, N. M.; GOMES, C. M. A.; REPPOLD, C.T.; FIORAVANTI-BASTOS, A. C. M. PIRES, E. U.; CARREIRO, L. R.; SEABRA, A. G. Investigação da estrutura e composição das funções executivas: análise de modelos teóricos. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 140-152, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 mai. 2022.
GONÇALVES, H. A. VIAPIANA, V. F.; SARTORI, M. S.; GIACOMONI, C. H.; STEIN, L. M.; FONSECA, R. P. Funções executivas predizem o processamento de habilidades básicas de leitura, escrita e matemática?. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 42-54, 2017. Disponível em: <https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/393/223>. Acesso em: 13 mai. 2022.
HOFKENS, T. L.; WHITTAKER, J.; PIANTA, R. C.; VITIELLO, V.; RUZEK, E.; ANSARI, A. Pathways of Mathematics Achievement in Preschool: Examining Executive Function and Task Orientation. Journal of Applied Developmental Psychology, [s.l.], v. 81. 2022. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_journals_2766506735>. Acesso em: 13 mai. 2022.
KOVAC, G. P. Comparações de indicadores de saúde mental e funções executivas nas visões de pais e professores de crianças do ensino fundamental I. 2018. 51 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbio do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22742>. Acesso em: 22 mai. 2022.
EO, I. D.; MUIS, K. R. Confused, Now What? A Cognitive-Emotional Strategy Training (CEST) Intervention for Elementary Students during Mathematics Problem Solving. Contemporary Educational Psychology, [s.l.], v. 62. 2020. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_crossref_primary_10_1016_j_cedpsych_2020_101879>. Acesso em: 13 mai. 2022.
LEÓN, C. B. R.; RODRIGUES, C. C.; SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 30, n. 82, p. 113-120, 2013. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/104/funcoes-executivas-e-desempenho-escolar-em-criancas-de-6-a-9-anos-de-idade>. Acesso em: 22 mai. 2022.
LEZAK, M. D. The Problem of Assessing Executive Functions. International Journal of Psychology, Washington, v. 17, n. 1-4, p. 281-297, 1982. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1080/00207598208247445>. Acesso em: 22 mai. 2022.
LOSENNO, K. M.; MUIS, K. R.; MUNZAR, B.; DENTON, C. A.; PERRY, N. E. The Dynamic Roles of Cognitive Reappraisal and Self-regulated Learning during Mathematics Problem Solving: A Mixed Methods Investigation. Contemporary Educational Psychology, [s.l.], v. 61. 2020. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_crossref_primary_10_1016_j_cedpsych_2020_101869>. Acesso em: 13 mai. 2022.
MERCADER, J.; MIRANDA, A.; PRESENTACIÓN, M. J.; SIEGENTHALER, R.; ROSEL, J. F. Contributions of Motivation, Early Numeracy Skills, and Executive Functioning to Mathematical Performance. A Longitudinal Study. Frontiers in Psychology. [s.l], v. 8. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_6c1105cebdc74b498e7fec1c351ed05b>. Acesso em: 13 mai. 2022.
MIYAKE, A.; FRIEDMAN, N. P.; EMERSON, M. J.; WITZKI, A. H.; HOWERTER, A.; WAGER, T. D. The Unity and Diversity of Executive Functions and their Contributions to Complex “Frontal Lobe” Tasks: a latent variable analysis. Cognitive Psychology, Bethesda, v. 41, n. 1, p. 49-100, 2000. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10945922/>. Acesso em: 22 mai. 2022.
OLIVEIRA, M. F.; NEGREIROS, J. G. M.; NEVES, A. C. Condicionantes da aprendizagem da matemática: uma revisão sistêmica da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1023-1037, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108892>. Acesso em: 22 mai. 2022.
ONRUBIA, J.; ROCHEIRA, M. J.; BARBERÁ, E. O Ensino e a aprendizagem da matemática: uma perspectiva psicológica. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 329-333.
POORGHORBAN, M.; JABBARI, S.; CHAMANDAR, F. Mathematics Performance of the Primary School Students: Attention and Shifting. Journal of Education and Learning, [s.l.], v.7, n. 3. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_eric_primary_EJ1173099>. Acesso em: 13 mai. 2022.
PURPURA, D. J.; SCHMITT, S. A.; GANLEY, C. M. Foundations of Mathematics and Literacy: The Role of Executive Functioning Components. Journal of Experimental Child Psychology, [s.l.], v. 153, p. 15-34. 2017. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_miscellaneous_1837023789>. Acesso em: 13 mai. 2022.
REVIRIEGO, E. D.; HERRERAS, E. B. Funciones ejecutivas y la competencia para resolver problemas matemáticos en Educación Primaria. Cuadernos de Neuropsicología: Panamerican Journal of Neuropsychology, [s. l], v. 12, n. 1, p. 42-57, 2018. Disponível em: <https://www.cnps.cl/index.php/cnps/article/view/322>. Acesso em: 13 mai. 2022.
RICHLAND, L. E; BEGOLLI, K. N.; SIMMS, N.; FRAUSEL, R. R.; LYONS, E. A. Supporting Mathematical Discussions: The Roles of Comparison and Cognitive Load. Educational Psychology Review, [s.l.], v. 29, n.1, p. 41-53. 2017. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_eric_primary_EJ1130679>. Acesso em: 13 mai. 2022.
RODRIGUES, E. S. O papel de mecanismos de controle executivo no processo linguístico: diferença de desempenho entre crianças e adultos em tarefas experimentais. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 98-117, 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4467/3239>. Acesso em: 13 mai. 2022.
RODRIGUES, J. A. Funções executivas e desenvolvimento linguístico em crianças de dois anos. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12136>. Acesso em: 22 mai. 2022.
ROEBERS, C. M.; PATRIZIA, C.; RÖTHLISBERGER, M.; NEUENSCHWANDER, R. Executive functioning, metacognition, and self-perceived competence in elementary school children: an explorative study on their interrelations and their role for school achievement. Metacognition and Learning, Washington, v. 7, n. 3, p. 151-173, 2012. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2012-29410-001>. Acesso em: 22 mai. 2022.
ROELL, M.; VIAROUGE, A.; HOUDÉ, O.; BORST, G. Inhibitory Control and Decimal Number Comparison in School-aged Children. PloS One, [s.l.], v. 12, n. 11. 2017. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_plos_journals_1966425734>. Acesso em: 13 mai. 2022.
ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, v. 6, n. 1, p. 299 – 311, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2022.
RUTHERFORD, T.; BUSCHKUEHL, M.; JAEGGI, S. M.; FARKAS, G. Links between Achievement, Executive Functions, and Self‐regulated Learning. Applied Cognitive Psychology, [s.l.], v. 32, n. 6, p. 763-774. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_journals_2130997584>. Acesso em: 13 mai. 2022.
SANTANA, A. N.; ROAZZI, A; MELO, M R. A. Os Três Componentes Executivos Básicos e o Desempenho Matemático Escolar. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 101, n. 159, p. 649-69. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/ggLTY6LbGcwmQ4rjZVpf5YF/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 mai. 2022.
SHANLEY L.; CLARKE, B.; SMOLKOWSKI, K.; DOABLER, C. T.; KURTZ-NELSON, E, C.; FIEN, H. Examining the Role of Domain‐General Skills in Mathematics Learning and Intervention Response in Kindergarten. Learning Disabilities Research and Practice, [s.l.], v. 36, n. 4, p. 330-352. 2021. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_gale_infotracacademiconefile_A682754009>. Acesso em: 13 mai. 2022.
STAD, F. E; HEIJNINGEN, C. J.M. V.; WIEDL, K. H.; RESING, W. C.M. Predicting School Achievement: Differential Effects of Dynamic Testing Measures and Cognitive Flexibility for Math Performance. Learning and Individual Differences, [s.l.], v. 67, p. 117-125. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_gale_infotracacademiconefile_A557086845>. Acesso em: 13 mai. 2022.
SULIK, M. J.; FINCH, J. E.; OBRADOVIC, J. Moving beyond Executive Functions: Challenge Preference as a Predictor of Academic Achievement in Elementary School. Journal of Experimental Child Psychology, [s.l.], v. 198. 2020. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_miscellaneous_2422007335>. Acesso em: 13 mai. 2022.
SUNG, J.; WICKRAMA, K. A.S. Longitudinal Relationship between Early Academic Achievement and Executive Function: Mediating Role of Approaches to Learning. Contemporary Educational Psychology, [s.l.], v. 54, p. 171-183. 2018. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_gale_infotracacademiconefile_A550363869>. Acesso em: 13 mai. 2022.
UEHARA, E.; CHARCHAT-FICHMAN, H.; LANDEIRA-FERNANDEZ J. Funções executivas: um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito. Neuropsicologia Latinoamericana, Calle, v. 5, n. 3, p. 25-37, 2013. Disponível em: <https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/145/119>. Acesso em: 22 mai. 2022.
VASCONCELOS, L. J. de. O funcionamento executivo como um dos fatores explicativos do desempenho matemático escolar. 2008. 297 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8216>. Acesso em: 22 mai. 2022.
VERDEJO-GARCÍA, A.; BECHARA, A. Neuropsicología de las funciones ejecutivas. Psicothema, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 227–235, 2010. Disponível em: <https://reunido.uniovi.es/index.php/PST/article/view/8895>. Acesso em: 22 mai. 2022.
WIELEWSKI, G. D. Aspectos do pensamento matemático na resolução de problemas: uma apresentação contextualizada da obra de Krutetski. 2005. 407 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10914>. Acesso em: 22 mai. 2022.
WONGUPPARAJ, P.; KADOSH, R. C. Relating Mathematical Abilities to Numerical Skills and Executive Functions in Informal and Formal Schooling. BMC Psychology, [s.l.], v. 10, n. 1. 2022. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_708ca8c9f5e54257af2ba1f24c74fa8d>. Acesso em: 13 mai. 2022.
ZELAZO, P. D.; MÜLLER, U. FRYE, D.; MARCOVITCH, S.; ARGITIS, G.; BASEOVSKI, J.; CHIANG, J. K.; DONAYA, H.; SCHUSTER, B. V.; SUTHERLAND, A. The development of executive function in early childhood. Monographs of the Society for Research in Child Development, [s.l.], v. 68, n. 3, p. 7-137, 2003. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14723273/>. Acesso em: 22 mai. 2022.
ZELAZO, P. D.; CARLSON, S. M. The Neurodevelopment of Executive Function Skills: Implications for Academic Achievement Gaps. Psychology & Neuroscience, [s.l.], v. 13, n. 3, p. 273-298. 2020. Disponível em: <https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_proquest_journals_2450426859>. Acesso em: 13 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jader Otavio Dalto, DYANA GRAZIELLI ALTOMANI BRAGA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.