Uso do book creator na abordagem de problemas de otimização

Autores

  • Michel Teston Semensato Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Francini Damiani e Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31018

Palavras-chave:

Matemática, Tecnologia Digital , Book Creator

Resumo

Este relato descreve uma experiência realizada no curso de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que se concentrou na implementação de uma tarefa utilizando o aplicativo Book Creator para abordar o conteúdo de derivadas, por meio de problemas de otimização, na disciplina de Matemática para Agronomia. A pesquisa teve como objetivo comparar o nível de motivação inicial dos alunos com o nível de motivação após a realização da tarefa utilizando o aplicativo. Os resultados obtidos indicam que a utilização da tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem teve um impacto positivo nos níveis de motivação dos alunos. Houve um aumento de 35,8% na motivação em relação à disciplina e de 57,35% em relação ao conteúdo estudado. Esse aumento na motivação e engajamento dos alunos em relação ao conteúdo abordado pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico, reduzindo os índices de reprovação e evasão na disciplina estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Teston Semensato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Guarapava, Paraná.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná.

Francini Damiani e Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná.

Referências

BUCKINGHAM, D. Aprendizagem e cultura digital. Revista Pátio, [s/l], ano XI, n. 44, 2008.

CAMILLO, C. M. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. Research, Society and Development, [s/l], v. 9, n. 7, p. e182973272, 2020.

DE SOUSA, A. K. M.; VENTURA, P. P. B. Dificuldades de aprendizagem cognitivas em Matemática: estudo de caso com professor do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará–campus Canindé. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s/l], v. 6, n. 3, p. 490-507, 2022.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GRAÇA, V.; RAMOS, A.; SOLÉ, G. O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1. Ciclo do Ensino Básico. In: XVI CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2021, Braga: Portugal. Atas. p. 3128-3141, 2021.

JUNIOR, J. C. A. P; ESTEVAM, E. J. G. Aspectos potenciais do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática: um olhar a partir de dissertações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis (SC), v. 15, n. 2, p. 3-32, 2022.

KENSKI, V. M. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista diálogo educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.1-10, 2003.

LIMA, V. S. A.; SOUTO, D. L. P.; KOCHHANN, M. E. R. Tecnologias digitais no ensino superior: Um zoom. Revista Prática Docente, [s/l], v. 2, n. 2, p. 138-157, 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOREIRA, M. A. O ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [s/l], v. 11, n. 2, p. 224-233, 2018.

MOTA, A. R.; DA ROSA, C. T. W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, [s/l], v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. D. S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa (PB), v. 38, p. 105-119, 2018.

PRENSKI, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, v. 9, n. 5. 2001.

ROTTA, J. C. G.; NASCIMENTO, T. S.; GÓIS, V. N.; AMOR, A. K. D. O. A humanização do Ensino de Ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [s/l], v. 3, p. e022009, 2022.

SEMENSATO, M. T.; PILATTI, L. A.; SILVA, F. D.; PINHEIRO, N. A. M. Revisão sistemática de estudos sobre a autorregulação da aprendizagem da matemática no ensino superior. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 37, n. 75, p. 218-249, 2023.

SEMENSATO, M. T.; SILVA, F. D.; LOPES, M. R. C. M.; CASTILHO, A. S. Utilização do Software Graph para ensino de coordenadas polares. Revista Espacios, [s/l], v. 40, p. 13, 2019.

ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

SEMENSATO, M. T.; PILATTI, L. A.; SILVA, F. D. e; PINHEIRO, N. A. M. Uso do book creator na abordagem de problemas de otimização. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 677–697, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31018. Acesso em: 27 abr. 2024.