Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021

Palavras-chave:

coleta de dados impíricos, média aritmética, educação básica, planejamento

Resumo

Este relato apresenta uma experiência com a modelagem matemática em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio localizado no Norte do Paraná. A atividade, com o tema Tempo de Leitura, foi inspirada em um problema de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2021, e foi planejada para ser desenvolvida como um problema de modelagem. No planejamento foram antecipadas algumas ações que foram implementadas em sala de aula. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos foram organizados em grupos e convidados a coletar dados empíricos e fazer uma abordagem matemática para a situação-problema relativa ao tempo de leitura dos estudantes do colégio. Com a experiência, evidenciamos que um problema de modelagem pode emergir de uma questão do ENEM, provocando o envolvimento dos alunos com o tema e discussões que podem direcioná-los a lançar um olhar crítico sobre a temática.

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Biografia do Autor

Edcléber Carvalho dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná.

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná.

Nágela Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

SANTOS, E. C. dos; TORTOLA, E.; SILVA, K. A. P. da; MARTINS, N. Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 658–676, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31021. Acesso em: 27 abr. 2024.