DENSIDADE SEMÂNTICA DO DISCURSO DE UM PROFESSOR AO ABORDAR O TEMA FERTILIZANTES EM AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Leandro Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Penha Souza Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Augusto Campelo Felix Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laila Thayanne Gomes de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31220

Palavras-chave:

Perfis Semânticos; Densidade Semântica; Educação em Química; Ciclo do Nitrogênio.

Resumo

Este artigo analisa interações discursivas em aulas temáticas de Química focando na Dimensão Semântica do conhecimento químico. Para isto, realizamos uma análise de um recorte de uma aula de um professor de Química do Ensino Médio que discutia com os estudantes a presença de nitrogênio em fertilizantes do solo durante o ensino de Eletroquímica a partir da discussão do ciclo do nitrogênio. Para isso, adaptamos um modelo analítico sobre a dimensão epistêmica do conhecimento químico e a usamos para analisar a densidade semântica do conhecimento produzido no discurso de sala de aula, focando no discurso do professor. Os resultados revelaram diferentes variações no perfil semântico do discurso do professor, intrinsecamente influenciadas pelo discurso dos estudantes que participavam ativamente da aula. Discutimos como a Dimensão Semântica ajuda a compreender aspectos da construção de conhecimentos em salas de aula de Química e como estudantes influenciam nessa construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Química, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Doutor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. E-mail: leandroo@unicamp.br.

Penha Souza Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada e Bacharel em Química, Especialista Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Brasil. E-mail: penhadss@gmail.com.

Matheus Augusto Campelo Felix, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Química da Educação Básica de Minas Gerais. matheuscampelo1@yahoo.com.br.

Laila Thayanne Gomes de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Química da Educação Básica de Minas Gerais. lailatgalmeida@hotmail.com.

Referências

AGUIAR JR, O. G. G.; MORTIMER, E. F. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 179-207, 2005. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/516>. Acesso em: 24 jan. 2023.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, Symbolic Control and Identity: Theory, Research, Critique. 1. ed. Oxford: Rowman & Littlefield, 2000.

BERNSTEIN, B. Vertical and Horizontal Discourse: An Essay. British Journal of Education, London, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/01425699995380>. Acesso em: 24 out. 2022.

BLACKIE, M. A. L. Creating Semantic Waves: Using Legitimation Code Theory as a Tool to Aid the Teaching of Chemistry. Chemistry Education Research and Practice, Cambridge, v. 15, p. 462–469, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1039/C4RP00147H>. Acesso em: 13 fev. 2023.

BOURDIEU, P. Sociology in Question. London: Sage, 1993.

BRICKER, L. A.; REEVE, S.; BELL, P. ‘She Has to Drink Blood of the Snake’: Culture and Prior Knowledge in Science|Health Education. International Journal of Science Education, London, v. 36, n. 9, p. 1457-1475, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09500693.2013.827817>. Acesso em: 10 fev. 2023.

CLARENCE, S. Exploring the Nature of Disciplinary Teaching and Learning Using Legitimation Code Theory Semantics. Teaching in Higher Education, London, v. 21, n. 2, p. 123-137, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/13562517.2015.1115972>. Acesso em: 22 jan. 2023.

CLARENCE, S. Surfing the Waves of Learning: Enacting a Semantics Analysis of Teaching in a First-Year Law Course. Higher Education Research & Development, Hammondville, v. 36, p. 5, p. 920-933, 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/13562517.2015.1115972>. Acesso em: 15 dez. 2022.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões Sociocientíficas: Fundamentos, Propostas de Ensino e Perspectivas para Ações Sociopolíticas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2018.

ERICKSON, F. Qualitative Research Methods for Science Education. In: FRASER, B.; TOBIN, K.; MCROBBIE, C. J. (Eds.). Second International Handbook of Science Education. 1. ed. Dordrecht: Springer, 2012. p. 1451-1469.

FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Investigando Interações Discursivas em Aulas de Ciências: Um “Olhar Sensível ao Contexto” sobre a Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 125–151, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181125>. Acesso em: 29 jun. 2022.

HALLIDAY, M. A. K.; MARTIN, J. R. Writing science: literacy and discursive power. 1. ed. London: University of Pittsburgh Press, 1993.

HODSON, D. Teaching and Learning about Science: Language, Theories, Methods, History, Traditions and Values. 1. ed. Rotterdam: Sense, 2009.

INAKO, A. Focus on field in an advanced reading classroom. In: Clements, P.; Krause, A; Bennett, P. (Eds.), Diversity and inclusion. Tokyo: JALT, 2019.

JUSTI, R.; GILBERT, J. Modelling, Teachers’ Views on the Nature of Modelling, Implications for the Education of Modellers. International Journal of Science Education, Taiwan, v. 24, n. 3, p. 369-387, 2002.

LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia: Aprendendo a Pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MAGNUSSON, S.; PALINCSAR, A. S.; TEMPLIN, M. Community, culture, and conversation in inquiry-based science instruction. In: Flick, L. B.; Lederman, N. G. (Eds.). Scientific inquiry and nature of science. 1 ed. Dordrecht: Kluwer, 2004, p. 131-155.

MATON, K. Making Semantic Waves: A Key to Cumulative Knowledge-Building. Linguistics and Education. Amsterdam, v. 24, n. 1, p. 8-22, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.linged.2012.11.005>. Acesso em: 20 jun. 2022.

MATON, K. Legitimation Code Theory: Building Knowledge about Knowledge-Building. In: MATON, K.; HOOD, S.; SHAY, S. (Eds.). Knowledge-building: Educational Studies in Legitimation Code Theory. 1 ed. London, Routledge, 2015. p. 1-23.

MATON, K.; CHEN, R. T. H. Specialization from Legitimation Code Theory: How the Basis of Achievement Shapes Student Success. In: Martin, J. R.; Maton, K.; Pin, P. W; Zhenhua, W. (Eds.). Understanding Academic Discourse. 1 ed. Beijing: Higher Education Press, 2017. p. 1-22.

MATON, K.; DORAN, Y. J. Semantic Density: A Translation Device for Revealing Complexity of Knowledge Practices in Discourse, Part 1 – Wording. Onomázein, Santiago de Chile, n. especial LSF y TCL sobre Educación y Conocimiento, 2017. p. 47-76.

MCGINN, M. K.; ROTH, W. M. Preparing students for competent scientific practice: Implications of recent research in science and technology studies. Educational Researcher, London, v. 28, n. 3, p. 14-24, 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.3102/0013189X028003014>. Acesso em: 20 fev. 2023.

MORTIMER, E. F. Conceptual Change or Conceptual Profile Change?. Science & Education, Oxford, v. 4, n. 3, p. 267-285, 1995.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A Proposta Curricular de Química do Estado de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos. Química Nova, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

OSBORNE, J. Teaching scientific practices: Meeting the challenge of change. Journal of Science Teacher Education, London, v. 25, n. 2, p. 177-196, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1>. Acesso em: 09 jan. 2023.

PADERNA, E. E. S.; YANGCO, R. T.; FERIDO, M. B. Reframing Chemistry Learning: The Use of Student-Generated Contexts. In: SCHULTZ, M.; SCHMID, S.; LAWRIE, G. (Orgs.). Research and Practice in Chemistry Education. 1 ed. Singapore: Springer, 2019. p. 31-50. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-981-13-6998-8_3>. Acesso em: 19 nov. 2022.

PEREIRA, A. P.; LIMA JUNIOR, P.; RODRIGUES, R. F. Explaining as Mediated Action. Science & Education, v. 25, n. 3, p. 343-362, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11191-016-9806-x>. Acesso em: 15 mar. 2023.

SANTOS, B. F.; MORTIMER, E. F. Ondas Semânticas e a Dimensão Epistêmica do Discurso na Sala de Aula de Química. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, p. 62-80, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p62>. Acesso em: 05 jan. 2023.

SCOTT, P.; MORTIMER, E. F.; AMETTLER, J. Pedagogical Link-Making: A Fundamental Aspect of Teaching and Learning Scientific Conceptual Knowledge. Studies in Science Education, London, v. 47, n. 1, p. 3-36, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/03057267.2011.549619>. Acesso em: 06 dez. 2022.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, L.; SOUZA SILVA, P.; AUGUSTO CAMPELO FELIX, M.; THAYANNE GOMES DE ALMEIDA, L. DENSIDADE SEMÂNTICA DO DISCURSO DE UM PROFESSOR AO ABORDAR O TEMA FERTILIZANTES EM AULAS DE QUÍMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31220. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31220. Acesso em: 14 mar. 2025.