CONECTANDO CIÊNCIA E NATUREZA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AO AR LIVRE COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR AO ENSINO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31280

Palavras-chave:

Ensino não-formal, Aprendizagem significativa, Oficina didática, Integração socioeducacional, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo explora o potencial do ensino não formal para ampliar as possibilidades pedagógicas no ensino de ciências, com foco em uma proposta experimental realizada por meio de uma visita guiada ao zoológico e de oficinas didáticas. O objetivo é analisar como atividades práticas em ambientes não convencionais podem reforçar a aprendizagem significativa e reconfigurar conhecimentos prévios dos estudantes. A pesquisa, um estudo de caso qualitativo, revelou que métodos colaborativos e integrativos podem promover engajamento e autoconfiança de futuros professores, permitindo-lhes combinar diferentes abordagens de ensino. Os resultados destacam que essa metodologia reforça a cooperação entre educadores e alunos, incentivando a aprendizagem mais inclusiva e diversificada. A conclusão aponta para a importância da educação como direito fundamental, evidenciando a necessidade de métodos pedagógicos que atendam às demandas e limitações dos alunos, consolidando o desenvolvimento humano e social.

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Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Kelly Regina Linzmeier de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em ciências biológicas com ênfase em biotecnologia pela Universidade Paranaense (2004). Tem experiência nas áreas de Biologia e microbiologia, gestão e tratamento de resíduos sólidos. Especialização na área de gestão ambiental com habilitação ao magistério superior. Atuação na coordenação de laboratórios por 8 anos na Faculdade Unopar. Responsável técnica pela gestão de resíduos químicos e resíduos sólidos dos laboratórios. Atuação frente a pasta de responsabilidade social nos anos de 2017 a 2020. Mestra na área de Educação em Ciências e matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

DE LIMA, D. F.; DE LIMA, K. R. L. CONECTANDO CIÊNCIA E NATUREZA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AO AR LIVRE COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR AO ENSINO FORMAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31280. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31280. Acesso em: 14 mar. 2025.