CONECTANDO CIÊNCIA E NATUREZA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AO AR LIVRE COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR AO ENSINO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31280Palavras-chave:
Ensino não-formal, Aprendizagem significativa, Oficina didática, Integração socioeducacional, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo explora o potencial do ensino não formal para ampliar as possibilidades pedagógicas no ensino de ciências, com foco em uma proposta experimental realizada por meio de uma visita guiada ao zoológico e de oficinas didáticas. O objetivo é analisar como atividades práticas em ambientes não convencionais podem reforçar a aprendizagem significativa e reconfigurar conhecimentos prévios dos estudantes. A pesquisa, um estudo de caso qualitativo, revelou que métodos colaborativos e integrativos podem promover engajamento e autoconfiança de futuros professores, permitindo-lhes combinar diferentes abordagens de ensino. Os resultados destacam que essa metodologia reforça a cooperação entre educadores e alunos, incentivando a aprendizagem mais inclusiva e diversificada. A conclusão aponta para a importância da educação como direito fundamental, evidenciando a necessidade de métodos pedagógicos que atendam às demandas e limitações dos alunos, consolidando o desenvolvimento humano e social.
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