“Na prática, a teoria é outra”
os desafios da atuação profissional diante das lacunas no processo formativo de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31282Palavras-chave:
Formação do professor, Licenciatura, ExpectativasResumo
Este artigo trata-se de um ensaio teórico, cujo objetivo foi analisar a formação nos cursos de licenciatura. Para responder às perguntas apresentadas desenvolveu-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Ademais, utilizaram-se artigos e livros de autores que discutem a formação inicial, como Gonçalves (2000), Tardif e Lessard (2005), Costa (2009), entre outras obras pertinentes sobre o tema. Diante das discussões, elencaram-se muitas fragilidades na formação do professor de matemática, em razão disso, percebe-se a importância da construção de melhorias na formação profissional. Por fim, considera-se necessário inserir na formação do professor o desenvolvimento de projetos que visem solucionar as dificuldades oriundas do ensino básico, a partir da inclusão de atividades, palestras e rodas de conversas que evidenciem as dificuldades vivenciadas na sala de aula, entre outras possibilidades.
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