O papel do letramento estatístico frente aos desafios do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.32079Palavras-chave:
Letramento Estatístico, Novo Ensino Médio, BNCC, Projeto de Aprendizagem EstatísticoResumo
A reforma curricular brasileira pós-BNCC desencadeou profundas mudanças na Educação Básica brasileira, dentre elas, a polêmica proposta do Novo Ensino Médio. Nesse artigo, discutimos a natureza dessas transformações, identificando algumas dificuldades vividas pelos professores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico documental. Analisamos documentos curriculares norteadores do Ensino Médio brasileiro, articulando algumas das novas demandas escolares ao desenvolvimento do letramento estatístico, na perspectiva da metodologia de projetos. Buscamos responder à questão de pesquisa: quais as possíveis contribuições do letramento estatístico para o enfrentamento dos desafios do Novo Ensino Médio? Nossos resultados apontam para o potencial do Projeto de Aprendizagem Estatístico para a promoção do almejado letramento estatístico, enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem que emergem da proposta curricular do Novo Ensino Médio.
Downloads
Referências
BATANERO, C.; DÍAZ, C. Estadística con proyectos. Granada: Universidad de Granada, 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de avaliação de matemática − PISA. Brasília/DF, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e 11.494, de 20 de junho de 2007, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Diário Oficial da União, 17 de fevereiro de 2017, p. 1-3.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília, DF: MEC, 2019a.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, 2019b.
CAZORLA, I. M.; GIORDANO, C. C. O papel do letramento estatístico na implementação dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. In MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Temas Emergentes em Letramento Estatístico. Recife: Editora UFPE, p. 88-111, 2021.
COBB, G. W.; MOORE, D. S. Mathematics, statistics, and teaching. The American Mathematical Monthly, Ann Arbor-MI, v. 104, n. 9, p. 801-823, 1997.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa - Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2021.
DESLANDES, S. F.; GOMES, R. & MINAYO, C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.
FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Brasília: Secretário de Educação a Distância, 2006.
GAL, I. Adults' Statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, Neberland, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GAL, I. Towards 'probability literacy' for all citizens. In: G. Jones (ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning. Nederland: Kluwer Academic Publishers, p. 43-71, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
GIORDANO, C. C. Desafios do Novo Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 28, n. 78, p. 186-190, 2023.
GOULD, R. Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, The Hague, v. 16, n. 1, p. 22-25, 2017.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KISTEMANN JR, M. A.; GIORDANO, C. C.; DAMASCENO, A. V. C. Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da Matemática e da Educação Financeira Escolar. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica, Recife, v. 13, n.3, p. 261-289, 2022.
PORCIÚNCULA, M. Letramento Multimídia Estatístico - LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Ed. Appris, 2022.
PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. S. Teaching statistics through learning projects. Statistics Education Research Journal, The Hague, v. 13, n. 2, p. 177-186, 2014.
PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. S. Projetos de aprendizagem: uma proposta pedagógica para a sala de aula de estatístico. In: Samá, S.; Porciúncula, M. (Orgs.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Curitiba: CRV, p. 133-141, 2015.
PORCIUNCULA, M.; SCHREIBER, K.; GIORDANO, C. C. (organizadores) Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental. Taubaté: Editora Akademy, 2022.
SILVEIRA, É. S.; RAMOS, N. V.; VIANNA, R. B. O “Novo” Ensino Médio: apontamentos sobre a retórica da reforma, juventudes e o reforço da dualidade estrutural. Revista Pedagógica, Chapecó v. 20, n. 43, p. 101-118, 2018.
SKOVSMOSE, O. Educação Crítica - Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, R. A.; GARCIA, L. N. S. Estudo sobre a Lei 13.415/2017 e as mudanças para o novo ensino médio. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, p, 1-20, 2020.
WALLMAN, K. K. Enhancing Statistical Literacy: Enriching Our Society. Journal of the American Statistical Association, Alexandria-VA, v. 88, n. 421, p. 1–8, 1993.
WILD, C.; UTTS, J.; HORTON, N. What is Statistics. In: BEN-ZVI, D.; MAKAR, K.; GARFIELD, J. (ed.). International Handbook of Research in Statistics Education. Gewerbestrasse: Springer, p. 5-36, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassio Cristiano Giordano, Silvia Pena, Mauren Porciúncula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.