O papel do letramento estatístico frente aos desafios do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.32079

Palavras-chave:

Letramento Estatístico, Novo Ensino Médio, BNCC, Projeto de Aprendizagem Estatístico

Resumo

A reforma curricular brasileira pós-BNCC desencadeou profundas mudanças na Educação Básica brasileira, dentre elas, a polêmica proposta do Novo Ensino Médio. Nesse artigo, discutimos a natureza dessas transformações, identificando algumas dificuldades vividas pelos professores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico documental. Analisamos documentos curriculares norteadores do Ensino Médio brasileiro, articulando algumas das novas demandas escolares ao desenvolvimento do letramento estatístico, na perspectiva da metodologia de projetos. Buscamos responder à questão de pesquisa: quais as possíveis contribuições do letramento estatístico para o enfrentamento dos desafios do Novo Ensino Médio? Nossos resultados apontam para o potencial do Projeto de Aprendizagem Estatístico para a promoção do almejado letramento estatístico, enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem que emergem da proposta curricular do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Leciona nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Membro do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ambos, ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE).

Silvia Pena, Universidade Federal do Pará

Mestrado pelo Instituto de Educação Matemática e Científica-IEMCI/UFPA (2021) em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração: Educação Matemática. Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1994) e especialização em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2004), além de Licenciatura em Matemática pelas Faculdades Integradas Ipiranga (2014), especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (2015), além de especialização em Educação Matemática (2017), professora da Educação de Jovens e Adultos EJA, além de professora de matemática voluntária com atuação domiciliar na Coordenadoria da Classe Hospitalar COEES/CHAD- SEDUC e atuante do Movimento de Luta Antimanicomial - MLA. É membra do Grupo de Pesquisa Ruaké- IEMCI/UFPA, que desenvolve pesquisas processos educativos a pessoas com necessidades educativas especiais. Membra do Grupo Ciclo de Estudos e Experiências Sobre Educação Inclusiva ? CEEI/IEMCI/UFPA. Membra do Grupo de Trabalho Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Estado do Pará? GT Saúde Mental/ALEPA. Tem experiência na área de Educação Especial, Ensino Inclusivo, Educação Estatística, Educação de Jovens e Adultos, Saúde mental, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Fundamentos da Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas eleitorais e pesquisa de mercado, atuando no levantamento de Share de vendas de cervejas e refrigerantes. https://orcid.org/0000-0002-0175-2592 

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve as atividades no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do Innovation Center of Statistical Education (ICE), sediados no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), da FURG. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística (GIIPEE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (EduEst). Coordenadora do Programa Letramento Multimídia Estatístico (LeME), Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education (IASE), e de Projetos associados à este. É membra do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE) e da International Association for Statistical Education (IASE). É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project (ISLP), da IASE, no Brasil. É co-fundadora de Projetos e Tecnologias Sociais e Educacionais para a Educação Estatística, tais como a Sala da Aprendizagem da Estatística (SalAEst), o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos (PET SabEst), o Programa de Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística (ATELIE), o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu) e o International forum for early career researchers in statistics education (INCREASE). Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (2018-2025). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ciências QVS-Associação Ampla - FURG (2021-2022).Associate Editor da Statistical Education Research Journal - SERJ. Citações: PORCIÚNCULA, Mauren https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BRuser=UyhnflkAAAAJ www.ice.furg.br. E-mail: mauren@furg.br

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

GIORDANO, C. C.; PENA, S. C. S.; PORCIÚNCULA, M. O papel do letramento estatístico frente aos desafios do Novo Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 95–109, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.32079. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32079. Acesso em: 19 maio. 2024.