O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL

A POSSIBILITY FOR DIGITAL INCLUSION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32892
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Acesso à Tecnologia, Educação, Ferramentas Digitais

Resumo

Este artigo apresenta revisão de literatura sobre a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Ciências em relação à Inclusão Digital e o Ensino Remoto. A revisão de cunho quanti-qualitativa com objetivo exploratório foi feita com artigos publicados entre 2015 e 2022. O trabalho foi dividido em duas etapas: 1) análise quantitativa de 127 artigos e 2) análise qualitativa de 21 artigos, selecionados conforme critérios descritos na metodologia. Nesta pesquisa, observamos que o Ensino Remoto ainda apresenta uma lacuna no conhecimento acerca dos contextos e suas possíveis consequências. Identificamos nos trabalhos que as pesquisas indicam o potencial pedagógico das TIC, mas que ainda existem barreiras econômicas que criam distorções sociais e educacionais. Também foram elencadas questões acerca da Inclusão Digital, a qual necessita ser tratada de maneira mais ampla, pois envolve não só o acesso, mas também as condições desse acesso e seu impacto.

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Biografia do Autor

Letícia Rayla Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação e Ciência e Saúde (PPGECS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: leticiaraylla7@gmail.com.

Cristina Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos das Ciências/Instituto NUTES e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Formação na perspectiva da Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, formação de professores, mídia educação, educação e saúde e educação em ciências.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, L. R.; SOARES DIAS VERMELHO, S. C. O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL: A POSSIBILITY FOR DIGITAL INCLUSION. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32892. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32892. Acesso em: 14 mar. 2025.