TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

Autores

  • Crissiane Loyse Luiz Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Eduardo Bittencourt Stange Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33399

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Aprendizagem, Assimilação

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar a construção de um produto educacional, resultado da aplicação de um Curso de Extensão denominado:“Técnica Stop Motion de animação e a formação inicial de professores de biologia” com carga horária de 40h, junto a acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. O curso propiciou noções sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, exercícios para a aquisição e desenvolvimento de habilidades específicas para o uso da técnica de animação Stop Motion. Para averiguar indícios de aprendizagem sobre os conceitos do curso, foram aplicados pré e pós-teste além de questionários ao final de cada módulo. A análise de dados a partir do pré e pós-teste ocorreu através da Proposta de um Modelo Estrutural descritivo de testes que demonstrou em todas as questões propostas resultados de uma evolução conceitual positiva, depreendendo-se desta forma, indícios de aprendizagem e assimilação conceitual.

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Biografia do Autor

Crissiane Loyse Luiz, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Unicentro, Guarapuava, Paraná, Brasil. Email: Crissiane.luiz@gmail.com.

Carlos Eduardo Bittencourt Stange , Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação:  Metodologia  de  Ensino  de  Ciências  (Universidad  de  Burgos -UBU,  España), Doutor em Educação: Políticas e  Gestão (Universidade  Estadual  de  Maringá -UEM, Brasil). Unicentro, Guarapuava, Paraná, Brasil. E-mail: stange@unicentro.br.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

LUIZ, C. L.; BITTENCOURT STANGE , C. E. TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33399. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33399. Acesso em: 14 mar. 2025.