PLURALISMO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO METODOLÓGICO SOBRE O SISTEMA NERVOSO COM ESTUDANTES DO 7º DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Saccomori Universidade Federal de Santa Maria
  • Aruna Noal Correa Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33634

Palavras-chave:

Ensino Fundamental; Modelos Didáticos; Vídeos.

Resumo

A possibilidade de utilizar estratégias diferenciadas para o ensino do conteúdo Sistema Nervoso mostra-se como uma alternativa capaz de favorecer o entendimento deste tema pelos educandos. Para tanto, este trabalho se apoiou na estratégia didática denominada Pluralismo Didático, considerando que cada indivíduo apresenta uma forma de aprendizado. Assim, o objetivo da intervenção aqui relatada foi avaliar se houve avanços na compreensão do tema “Sistema Nervoso” por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, frente à utilização de diferentes estratégias e recursos didáticos no processo de ensino. Os alunos participantes responderam a um questionário, constituindo um pré-teste e após as intervenções, o mesmo questionário foi novamente proposto, constituindo um pós-teste. Os resultados mostraram que o uso de estratégias diferenciadas favoreceu a compreensão do assunto. Não obstante, a aula expositiva dialogada se mostrou como uma estratégia importante, dependendo do grupo de alunos e do assunto abordado.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

SACCOMORI, F.; NOAL CORREA, A.; CHITOLINA, M. R. PLURALISMO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO METODOLÓGICO SOBRE O SISTEMA NERVOSO COM ESTUDANTES DO 7º DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33634. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33634. Acesso em: 31 maio. 2025.