RECEITA DE UM “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UM CONTEXTO PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33766Palavras-chave:
Concepção de linguagem; Leitura; Ensino de Química.Resumo
Este trabalho, de caráter qualitativo, advém de reflexões acerca de parte de um curso on-line, intitulado Possibilidades de Leitura no ensino de Química, composto de três lives e atividade à distância, que somaram 18 horas, das que, aqui, focalizamos apenas a live 02. O processo analítico deu-se por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), objetivando identificar indícios de reflexões dos professores participantes ao propor o (re)pensar a prática e expectativas de uma leitura em química. Verificou-se que os participantes já utilizavam textos em sala de aula, mas, na maioria das vezes, não o reconheciam, por ainda limitarem sua compreensão de texto àquela do estritamente escrito. Foi solicitado que elaborassem uma receita (do tipo alimentícia) de um “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”, e a maioria construiu receitas culinárias envolvendo a substituição dos ingredientes pelas fórmulas químicas, indicando, assim, que o comando da atividade desestabilizou aquilo que a maioria espera do gênero.
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