RECEITA DE UM “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UM CONTEXTO PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33766

Palavras-chave:

Concepção de linguagem; Leitura; Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho, de caráter qualitativo, advém de reflexões acerca de parte de um curso on-line, intitulado Possibilidades de Leitura no ensino de Química, composto de três lives e atividade à distância, que somaram 18 horas, das que, aqui, focalizamos apenas a live 02. O processo analítico deu-se por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), objetivando identificar indícios de reflexões dos professores participantes ao propor o (re)pensar a prática e expectativas de uma leitura em química. Verificou-se que os participantes já utilizavam textos em sala de aula, mas, na maioria das vezes, não o reconheciam, por ainda limitarem sua compreensão de texto àquela do estritamente escrito. Foi solicitado que elaborassem uma receita (do tipo alimentícia) de um “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”, e a maioria construiu receitas culinárias envolvendo a substituição dos ingredientes pelas fórmulas químicas, indicando, assim, que o comando da atividade desestabilizou aquilo que a maioria espera do gênero.

 

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

CANOLA, K. M.; PEREIRA BRITO, P. A.; MICHELLAN KIOURANIS, N. M. RECEITA DE UM “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UM CONTEXTO PARANAENSE. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33766. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33766. Acesso em: 12 abr. 2025.