DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771Palavras-chave:
formação docente, termoquímica, planejamentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e relatar os passos e reflexões dos licenciandos ao produzirem uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) para o ensino de Termoquímica, no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em um curso de Licenciatura em Química. A UDM é uma proposta de ensino, composta por 07 tarefas, e a organização se deu por meio de reuniões para planejamento e aplicação de aulas em ambiente simulado, contando com a participação dos outros residentes. O processo de planejamento didático foi de extrema importância para a formação dos licenciandos e os 07 passos propostos pela UDM oportunizaram abordar os conteúdos de forma mais reflexiva, analisando as nuances presentes em cada etapa anterior à aplicação da aula e, desse modo, propiciaram um percurso formativo plural, contribuindo para uma formação inicial de professores mais eficiente e reflexiva no que tange as intencionalidades e singularidades da prática docente.
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