DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Gabriel Cardoso Ribeiro UTFPR- Apucarana/PR
  • Mateus Ribeiro Castro UTFPR- Apucarana/PR
  • Thiago Teite Nagashima dos Santos UTFPR- Apucarana/PR
  • Enio de Lorena Stanzani UTFPR- Apucarana/PR https://orcid.org/0000-0002-1787-0534
  • José Bento Suart Junior UTFPR- Apucarana/PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771
Agências de fomento
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

formação docente, termoquímica, planejamento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e relatar os passos e reflexões dos licenciandos ao produzirem uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) para o ensino de Termoquímica, no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em um curso de Licenciatura em Química. A UDM é uma proposta de ensino, composta por 07 tarefas, e a organização se deu por meio de reuniões para planejamento e aplicação de aulas em ambiente simulado, contando com a participação dos outros residentes. O processo de planejamento didático foi de extrema importância para a formação dos licenciandos e os 07 passos propostos pela UDM oportunizaram abordar os conteúdos de forma mais reflexiva, analisando as nuances presentes em cada etapa anterior à aplicação da aula e, desse modo, propiciaram um percurso formativo plural, contribuindo para uma formação inicial de professores mais eficiente e reflexiva no que tange as intencionalidades e singularidades da prática docente.

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Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, UTFPR- Apucarana/PR

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL)

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

CARDOSO RIBEIRO, G.; RIBEIRO CASTRO, M.; TEITE NAGASHIMA DOS SANTOS, T.; DE LORENA STANZANI, E.; SUART JUNIOR, J. B. DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33771. Acesso em: 12 abr. 2025.