DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771Keywords:
formação docente, termoquímica, planejamentoAbstract
This paper describes and discusses the process of building and developing a Multistrategic Didactic Unit (MDU) for teaching Thermochemistry in the context of the Pedagogical Residency Program (PRP) of a Chemistry degree course. The UDM is a teaching proposal made up of seven tasks. It was organized through meetings to plan and apply lessons in a simulated environment, with the participation of the other residents. The didactic planning process was essential for the training of the undergraduates. The 7 steps proposed by the UDM made it possible to approach the content more reflectively, analyzing the nuances present in each stage before the application of the lesson and, in this way, provided a plural formative path, contributing to a more efficient and reflective initial teacher training about the intentionalities and singularities of teaching practice.
Downloads
References
BARDIN, L Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.
BEGO, A. M. A implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química. Textos FCC, v. 50, p. 55-72, 2016. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/4316>. Acesso em: 01 ago. 2024.
BEGO, M.; FERRARINI, O. C.; MORALLES. A. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, n. 1, p. 5–28, 2021. Disponível em: <https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2530>. Acesso em: 01 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2024.
CAPES. Edital 24: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2022. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2024.
CAPES. Edital 06: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf>. Acesso em: 01 ago. 2024.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, p. 421-431, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2024.
LOPES, A. R.C. Livros Didático: Obstáculos Verbais e Substancialidades ao aprendizado da Ciência Química. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, n.1 77, p. 309-334, 1993. Disponível em: <https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1147>. Acesso em: 01 ago. 2024.
MORALLES, V. A. Vamos modelar, professor Héllio? Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional por meio da implementação de uma unidade didática multiestratégica. 2021, 543p. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara-SP, 2021. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/items/1b1cac19-db75-46c9-8dd5-e6414e3d8694>. Acesso em: 01 ago. 2024.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. UFRGS, 2006. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Livro_Mapas_conceituais_e_Diagramas_V_COMPLETO.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2024.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1.p. 20 - 39, 1996. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/645>. Acesso em: 01 ago. 2024.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais. Química Nova, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-40422000000200022>. Acesso em: 01 ago. 2024.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná para o Ensino Médio. Curitiba, PR: SEED/PR, 2021. Disponível em: <https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2024.
PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada, 1998.
PORLÁN, R.; RIVERO, A.; POZO. R. M. Conocimiento Profesional, y Epistemología de los Profesores I: Enseñanza de las ciências. v.15, n.2, p. 155-171, 1997. Disponível em: <https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21488>. Acesso em: 01 ago. 2024.
POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de fatores e conceitos. In: COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B. e VALLS, E. (Orgs). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
RAMOS, L. W. C. Programa Residência Pedagógica: um estudo sobre a formação docente de química. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. Disponível em: <https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/programa-residencia-pedagogica-um-estudo-sobre-a-formacao-docente-de-quimica/>. Acesso em: 01 ago. 2024.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais , v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351>. Acesso em: 22 out. 2024.
SILVESTRE, M. A; VALENTE, W. R. Professores em Residência Pedagógica: Estágio para ensinar Matemática. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gabriel Cardoso Ribeiro, Mateus Ribeiro Castro, Thiago Teite Nagashima dos Santos, Enio de Lorena Stanzani, José Bento Suart Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.