DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

  • Gabriel Cardoso Ribeiro UTFPR- Apucarana/PR
  • Mateus Ribeiro Castro UTFPR- Apucarana/PR
  • Thiago Teite Nagashima dos Santos UTFPR- Apucarana/PR
  • Enio de Lorena Stanzani UTFPR- Apucarana/PR https://orcid.org/0000-0002-1787-0534
  • José Bento Suart Junior UTFPR- Apucarana/PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771
Supporting Agencies
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Keywords:

formação docente, termoquímica, planejamento

Abstract

This paper describes and discusses the process of building and developing a Multistrategic Didactic Unit (MDU) for teaching Thermochemistry in the context of the Pedagogical Residency Program (PRP) of a Chemistry degree course. The UDM is a teaching proposal made up of seven tasks. It was organized through meetings to plan and apply lessons in a simulated environment, with the participation of the other residents. The didactic planning process was essential for the training of the undergraduates. The 7 steps proposed by the UDM made it possible to approach the content more reflectively, analyzing the nuances present in each stage before the application of the lesson and, in this way, provided a plural formative path, contributing to a more efficient and reflective initial teacher training about the intentionalities and singularities of teaching practice.

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Author Biography

Enio de Lorena Stanzani, UTFPR- Apucarana/PR

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL)

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Published

31-03-2025

How to Cite

CARDOSO RIBEIRO, G.; RIBEIRO CASTRO, M.; TEITE NAGASHIMA DOS SANTOS, T.; DE LORENA STANZANI, E.; SUART JUNIOR, J. B. DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33771. Acesso em: 6 jun. 2025.