A CIRCULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS NO MANGÁ DR. STONE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33777Palavras-chave:
Audiovisual; Divulgação científica; História em quadrinhosResumo
A divulgação científica é hoje em dia amplamente consolidada. Tem como objetivo comunicar a ciência por meio de diferentes veículos, abordando variados temas e seus impactos científicos e sociais. Tendo isso em vista, este estudo teve como propósito analisar elementos (linguísticos, estruturais e relacionados ao conteúdo da história em quadrinhos Dr. Stone), mais especificamente o capítulo 91 do mangá e o episódio 1 da terceira temporada da animação. Para isso foi adotada uma metodologia qualitativa, que considerou como objeto de análise as unidades gerais dos quadrinhos e os elementos constituintes do audiovisual. De maneira complementar foram exploradas as interações entre essas duas diferentes linguagens em que a obra foi expressa, seguindo os parâmetros de Barbieri (2017). Como resultado da análise apontamos a inseparabilidade entre conteúdo e forma, bem como as diferenças substanciais entre as linguagens que, por isso, geram diferentes sentidos em função de sua circulação e textualização.
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