NÓS E LAÇOS: DIÁRIO FORMATIVO DE UMA LICENCIADA NO CONTEXTO DO PIBID-QUIMICA

Autores

  • Flávia Roberta Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Leila Inês Follmann Freire Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG https://orcid.org/0000-0002-0428-136X

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33783
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

formação docente, autobiografia, PIBID-Química

Resumo

A experimentação da escrita de cartas no mestrado desvelou uma buscade si e de nós emaranhada de aspectos psicológicos, sociais e históricos. A pergunta: O que fiz de mim? demonstrou o   meu ser de carne afetado, assim como a imaginação, a afetividade e as emoções, levando a equilibrar-me em busca da felicidade diante das contradições. A partir das narrativas diferentes laços e nós me colocaram em contato com a docência e foram fundamentais para adquirir a consciência sobre a minha profissão de professora de química ainda em processo de formação inicial no PIBID-Química. Em busca de um projeto de pesquisa encontrei em Bachelard o desejo de ser escritora. Surge na imagem poética o sujeito falante observando as coisas que nos fala e a imagem do corpo se transformando na topografia do ser íntimo. Inaugurando em mim um ser em expressão nas primeiras palavras no diário íntimo. Neste artigo apresento um trabalho autobiográfico e uma experiência formadora durante minha vivência no Programa de Iniciação a docência (PIBID).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Dep. de Biologia Geral - DeBIO
Programa de Pós Graduação em Educação
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Referências

ASSIS, Thiago Santos de. Professoralidade em dança no contexto universitário: tessitura de uma rede de experiências. 2018. 171 f. Tese (Doutorado Artes Cênicas) Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2018.

ALVES, Roberto Antônio. Ser Surdo: O Percurso (Auto)biográfico das Aprendizagens Construídas na Vida Escolar e Profissional. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2016.

BATALHA, Denise Valduga. Gerações e histórias de vida em diálogo na educação do campo, em classes multisseriadas: uma contribuição na formação de professores. 2017. 228 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós- Graduação em Educação, RS, 2017.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes,1996. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. 242 p.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. 1ª edição, Editora Liber, 2010.

BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: Recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, M.C. y ABRAHÃO, M.H. (Org.): Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica. Tomo II. Porto Alegre: Editoria da PUCRS, 2012, p. 79-109.

BRIÃO, Gabriela Félix. Eu, uma professora de matemática em jornada narrativaem busca de meus eus-professores em autoformação. 2017. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2017.

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e pesquisa, v. 32, n. 02, p. 359-371, 2006.

DORNFELD, C. B.; CIPRIANO, A. O.; ESCOLANO, Ângela C. M. A importância do Pibid na formação de professores: narrativas sobre as primeiras experiências de licenciandos em ciências biológicas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 294–312, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.27086. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27086. Acesso em: 15 jul. 2024.

FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as Escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 203 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 45.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 157 p.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

JOSSO, Marie-Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, v. 32, n.2, p. 373- 383, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 59-79.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, p. 20-28, 2002.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidad (A modo de presentátion. In: ABRAHÃO, M. H. B. (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre:EdiPUCRS, 2004, p. 11-22

NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 136 p.

OLIVEIRA, Flávia Roberta. Os laços e os nós na constituição do ser docente de química. Orientadora: Leila Inês Follmann Freire. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.

PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Tradução Carlos Vogt, Campinas, SP: Pontes, 4ª ed., 2003.

RIBEIRO, Soraya Coelho da Silva. Esta é a nossa voz: narrativas de vida dos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Reitor Calmon. 2017. 125 f. Dissertação ( Mestrado - Mestrado Profissional em Letras – PROLETRAS) Universidade Estadual da Bahia, Instituto de Letras, 2017.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 344 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2004.

WUST, Naiára Berwaldt; MEGGIOLARO, Graciela Paz; DA COSTA GÜLLICH, Roque Ismael. Os diários e a reflexão dos professores: investigação, formação e ação em ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 381-401, 2021.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

OLIVEIRA, F. R.; FOLLMANN FREIRE, L. I.; HEERDT, B. NÓS E LAÇOS: DIÁRIO FORMATIVO DE UMA LICENCIADA NO CONTEXTO DO PIBID-QUIMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33783. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33783. Acesso em: 12 abr. 2025.