VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID-QUÍMICA: ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33784Palavras-chave:
Ensino de Química; Jogo didático; Funções Inorgânicas; PIBID.Resumo
Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) uma política de fomento as licenciaturas e a formação docente, descrevemos nesse artigo as experiências de um grupo de bolsistas no subprojeto de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Nosso contexto foi a proposição de uma oficina pedagógica com o jogo didático “Serpentes e Escadas” adaptado como estratégia de revisão do conteúdo de Funções Inorgânicas. Como percurso metodológico propomos o relato processual e analítico da prática compreendendo planejamento, implementação e reflexão sobre a oficina junto a estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os dados foram obtidos a partir de diários de campo e relatórios dos licenciandos.. A ação na escola, destacou a importância da difusão de estratégias baseadas em jogos didáticos no Ensino de Química e a relevância do PIBID para a formação de professores engajados e imersos na realidade educacional.
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