NATUREZA DA CIÊNCIA ENTRE ANJOS E DEMÔNIOS: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NOS DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34175Palavras-chave:
Natureza da ciência, Análise de Discurso, LiteraturaResumo
A Natureza da Ciência tem sido debatida no mundo todo em Educação em Ciências há mais de 60 anos, inicialmente em torno da visão consensual, depois pautada na sua crítica. Neste trabalho, utilizamos ambas as perspectivas e a Análise do Discurso de linha francesa para investigar os discursos sobre ciência de licenciandos em Química, fomentados pela leitura do livro de literatura Anjos e Demônios, de Dan Brown. Observamos uma formação ideológica e discursiva positivista, empírico-indutivista, realista e utilitarista de ciência dentre os estudantes, reforçando a importância dessas discussões no currículo, bem como da inserção da literatura, que ainda são pouco exploradas no Ensino Superior.
Downloads
Referências
ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 918-942, 2011.
AZEVEDO, N.H.; SCARPA, D. L. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 579-619, ago. 2017.
BAGDONAS, A.; SILVA, C. C. Controvérsias sobre a Natureza da Ciência na Educação Científica. In: SILVA, C.C.; PRESTES, M.E.B. (orgs.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013. p. 209-218.
BAGDONAS, A.; SILVA, C. C. Comparando os objetivos e métodos da ciência e religião na formação de professores. Quaerentibus, Teología y ciencias, v. 3, n. 4, p. 33-48, 2014.
BEJARANO, N. R. R.; ADURIZ-BRAVO, A.; BONFIM, C. S. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 967-982, 2019.
BROWN, D. Anjos e Demônios. Tradução de Maria Luiza Newlands da Silveira. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
CACHAPUZ, A.; GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILHCES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 264p.
COMTE, A. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista. Seleção de textos de José Arthur Giannotti; traduções de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
CORACINI, M. J. R. F. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. Campinas: Pontes, 1991. 216p.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, 2 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986.
GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GREGOLIN, M. R. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa, v. 39, p. 13-21, 1995.
GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: ClaraLuz, 2004.
HENRY, P. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux. In: GADET, F; HAK, F. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1990. p. 13-38.
HODSON, D. Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In: MATTHEWS, M. (org.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer Dordrecht, 2014, p. 911-970.
IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, v. 20, n. 7, p. 591-607, 2011.
IRZIK, G.; NOLA, R. New directions for Nature of Science Research. In: MATTHEWS, M. (org.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer Dordrecht, 2014, p. 999-1021.
KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciências e sobre Cientista entre estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 15, p. 11- 18, mai. 2002.
KUHN, T. A função do dogma na investigação científica. BARRA, R. S. O. (Org.). Tradução de Jorge Dias de Deus. Curitiba: UFPR, SCHLA, 2012.
LEDERMAN, N. G.; ABD-El-KHALICK, F.; BELL, R. L.; SCHWARTZ, R. S. Views of Nature of Science questionnaire: Toward Valid and Meaningful Assessment of Learners’ Conceptions of Nature of Science. Journal of research in science teaching, v. 39, n. 6, p. 497–521, 2002.
LEDERMAN, N. G. Nature of science: Past, present, and future. In:ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Orgs.), Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p. 831-879.
MASSI, F. Os romances policiais místico-religiosos mais vendidos no Brasil de 1980 a 2009: Questões de narratividade e de actorialização. 2013. 171f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. Routledge: New York, 1994. 287p.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.
MATTHEWS, M. R. Changing the focus: from nature of science to features of science. In: KHINE, M. S. (Org.). Advances in nature of science research: concepts and methodologies. Netherlands: Springer, 2012. p. 3-26.
MCCOMAS, W. F.; OLSON, J. K. The Nature of Science in International Science Education Standards Documents. In: MCCOMAS, W. F. (Org.). The Nature of Science in Science Education: Rationales and Strategies. Drodrecht: Kluwer, 1998, p. 41-52.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: História, Formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 39, p. 225-249, set. 2010.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996. 150p.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6. ed. Campinas: Pontes, 2011.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12 ed. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F. HAK, F. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1990. p. 61-162.
PRADO, L. Pressupostos epistemológicos e a experimentação no Ensino de Química: o caso de Lavoisier. 2015. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.
SCHIZAS, D.; PSILLOS, D.; STAMOU, G. Nature of Science or Nature of the Sciences?. Science Education, v. 100, n. 4, p. 706-733, 2016.
SCHMIEDECKE, W. G.; PORTO, P. A. A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 627–643, 2015.
SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C. N. Quando visões de mundo se encontram: religião e ciência na trajetória de formação de alunos protestantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 137-175, 2004.
SHERWELL, P.; WYNNE-JONES, J. Catholics attack Dan Brown film Angels and Demons. The Telegraph, 2009. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/culture/film/film-news/5262555/Catholics-attack-Dan-Brown-film-Angels-and-Demons.html. Acesso em: 17 set. 2024.
ZILLI, B.; MASSI, L. . Uma revisão bibliográfica sobre a utilização de obras de literatura na Educação em Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. v. 11. p. 1-10.
ZILLI, B. Discursos sobre ciência de licenciandos em Química a partir da obra Anjos e Demônios: articulando elementos linguísticos e de Natureza da Ciência, 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2018.
WONG, S. L.; HODSON, D. From the horse’s mouth: what scientists say about scientific investigation and scientific knowledge. Science Education, v. 93, n. 1, p. 109-130, Jan. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Zilli, Luciana Massi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.