AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34437Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Contribuições de Vygotsky, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo foi conduzido a partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL), investigou as produções dos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) com o objetivo de analisar as contribuições de Vygotsky na Modelagem Matemática. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: O que se mostra nos trabalhos apresentados nos Anais do ENEM nas últimas quatro edições em relação às contribuições de Vygotsky para a Modelagem Matemática? Como resultado das análises, emergiram quatro categorias que foram propostas para responder à questão de pesquisa. As análises indicam que as investigações se concentraram principalmente na correlação das teorias vygotskyana com as etapas do processo de modelagem, visando aprimorar a aprendizagem. Os resultados revelam uma quantidade limitada de estudos nos Anais do ENEM que exploram as contribuições teóricas de Vygotsky na Modelagem Matemática, evidenciando a necessidade de mais pesquisas que aprofundem a relação entre suas teorias de aprendizagem e essa metodologia.
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