AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENEM

Autores

  • Dayane Magno Universidade Federal do Amazonas- Manaus/AM
  • Irlane Maia de Oliveira Universidade Federal do Amazonas- UFAM/Manaus

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34437

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Contribuições de Vygotsky, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo foi conduzido a partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL), investigou as produções dos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) com o objetivo de analisar as contribuições de Vygotsky na Modelagem Matemática. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: O que se mostra nos trabalhos apresentados nos Anais do ENEM nas últimas quatro edições em relação às contribuições de Vygotsky para a Modelagem Matemática? Como resultado das análises, emergiram quatro categorias que foram propostas para responder à questão de pesquisa. As análises indicam que as investigações se concentraram principalmente na correlação das teorias vygotskyana com as etapas do processo de modelagem, visando aprimorar a aprendizagem. Os resultados revelam uma quantidade limitada de estudos nos Anais do ENEM que exploram as contribuições teóricas de Vygotsky na Modelagem Matemática, evidenciando a necessidade de mais pesquisas que aprofundem a relação entre suas teorias de aprendizagem e essa metodologia.

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Biografia do Autor

Irlane Maia de Oliveira , Universidade Federal do Amazonas- UFAM/Manaus

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora no Departamento de Biologia e no Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas (PPGECIM/UFAM), Manaus, AM, Brasil. E-mail: irlanemaia@ufam.edu.br

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Publicado

19-09-2025

Como Citar

MAGNO, D.; DE OLIVEIRA , I. M. AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENEM. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34437. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34437. Acesso em: 19 out. 2025.