POR QUE, O QUE E COMO ENSINAR-APRENDER CIÊNCIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34458

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Ensino-aprendizagem, Ciências como empreendimento social, Alfabetização científica, Domínios do conhecimento científico

Resumo

Na sociedade atual, o ensino-aprendizagem das ciências orienta-se por métodos próprios da área. A partir dessa perspectiva, o presente artigo visa identificar, na literatura em Educação em Ciências, pressupostos do ensino-aprendizagem para evidenciar a tríade por que, o que e como ensinar-aprender ciências na sociedade contemporânea. Consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter exploratório. Empregou-se o método análise documental para trabalhar os dados. Os resultados evidenciaram as justificativas, o conteúdo programático e o cenário para ensinar-aprender ciências, considerando os pressupostos: reconhecimento das consequências das ciências para a sociedade; prática cidadã alicerçada no conhecimento científico; rompimento das visões equivocadas de ciências; supervalorização das ciências como produto; diferenças entre as “ciências dos cientistas” e as “ciências escolar”; domínios conceitual, epistêmico, social e material do conhecimento científico; concepção conservadora de educação; processo de investigação dentro das comunidades científicas; e comunidades de práticas de ciências em salas de aula.

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Biografia do Autor

Tiago Alves, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Naturais: habilitação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Mestrando em Educação pelo Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

E-mail: ti.donizetealves@gmail.com.

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Publicado

19-09-2025

Como Citar

ALVES, T. POR QUE, O QUE E COMO ENSINAR-APRENDER CIÊNCIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34458. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34458. Acesso em: 19 out. 2025.