POR QUE, O QUE E COMO ENSINAR-APRENDER CIÊNCIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34458Palavras-chave:
Educação em Ciências, Ensino-aprendizagem, Ciências como empreendimento social, Alfabetização científica, Domínios do conhecimento científicoResumo
Na sociedade atual, o ensino-aprendizagem das ciências orienta-se por métodos próprios da área. A partir dessa perspectiva, o presente artigo visa identificar, na literatura em Educação em Ciências, pressupostos do ensino-aprendizagem para evidenciar a tríade por que, o que e como ensinar-aprender ciências na sociedade contemporânea. Consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter exploratório. Empregou-se o método análise documental para trabalhar os dados. Os resultados evidenciaram as justificativas, o conteúdo programático e o cenário para ensinar-aprender ciências, considerando os pressupostos: reconhecimento das consequências das ciências para a sociedade; prática cidadã alicerçada no conhecimento científico; rompimento das visões equivocadas de ciências; supervalorização das ciências como produto; diferenças entre as “ciências dos cientistas” e as “ciências escolar”; domínios conceitual, epistêmico, social e material do conhecimento científico; concepção conservadora de educação; processo de investigação dentro das comunidades científicas; e comunidades de práticas de ciências em salas de aula.
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