OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EPJAI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35420

Keywords:

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Educação em Ciências, Educação Escolar, Contexto, Cotidiano

Abstract

This study investigates the challenges and possibilities involved in the contextualization approach in Science/Biology teaching from the perspective of teachers who work in the context of Education of Young People, Adults and the Elderly (EPJAE), exploring teaching concepts and aspects related to pedagogical practices. From a methodological point of view, a questionnaire consisting of seven open questions was applied to ten Science/Biology teachers who work in the Final Years of Elementary School and/or High School in public schools in a city in Bahia. The information collected was analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). The results showed different conceptions about contextualization in the minds of teachers. They pointed out some challenges that can hinder the implementation of contextualization in Science/Biology classes, suggesting alternatives in favor of a contextualized education that considers the experiences of students and that connects the school and the community.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz Gomes Ramos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Coordenador do LEBio -Laboratório de Ensino de Biologia, líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

References

ALBUQUERQUE, J. N.; OLIVEIRA, I. L. R; GÓIS, J. S. Química e Biologia Experimental em escolas públicas. In: ANAIS DO CONGRESSO NORDESTINO DE BIÓLOGOS, 4, 2014, João Pessoa/PB, 2014. CONGREBIO. João Pessoa/PB: Rebibio, 2014, p. 85-89.

ALMEIDA, E. S.; LUZ, R. Vivências formativas na universidade e na escola acerca da contextualização: relatos de licenciandos em química. In: ALMEIDA, S. M. N.; FARIAS, C. J.; OLIVEIRA, F. T. C. (Orgs.). Cultura, direitos humanos e inovação educacional: diálogos na ação docente. 1. ed. Fortaleza: Imprece, 2022. p. 185-199.

ALMEIDA, E. S. ; FADIGAS, J. C. ; LUZ, R. ; SÁ, L. V. . Contextualização no Ensino de Química. In: ARAÚJO, F. M.; FADIGAS, J. C.; WATANABE, Y. N. (Orgs.). Química no Recôncavo: formação inicial de professores. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2023, v. 1. p. 19-41.

ALMEIDA, E. S.; LUZ, R.; SÁ, L. V.; FADIGAS, J. C. Concepções de Professores em Formação Inicial sobre a Contextualização no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 10, p. 214-223, 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5a a 8a série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002. 148 p.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília/DF, 1996. 64 p.

CASSAB, M. Educação de jovens e adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 13-38, mar./jun., 2016.

CATINI, C. R. Educação Não Formal: história e crítica de uma forma social. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-20, 2021.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências:

fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a Redefinição da Identidade das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p.1115-1139, Especial-Out., 2005.

FERNANDES, C. S.; MARQUES, C. A. A contextualização no ensino de Ciências: a voz dos elaboradores de textos teóricos e metodológicos do Exame Nacional do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, 509-527, 2012.

FREIRE, P. Política e educação. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 57 p.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996. 76 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p.

GADELHA, D.; AMARAL, E. M. R. Proposta de educação científica humanizadora para a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: articulação teórica e princípios. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 26, p. 01-27, 2024.

KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 35-50, 2011.

LOPES, S.; SOUZA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia? Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), São Paulo, v. 5, p. 1-20, 2005.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F; CRUZ-NETO, O.; GOMES, R. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 09-29.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016. 264 p.

NUNES, C. S.; SANTOS, J. J. R.; EUGÊNIO, B. G. Práticas curriculares de docentes da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 492-501, 2020.

OLIVEIRA, H. S. L. Relações Étnico-Raciais na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Revista em Favor de Igualdade Racial, v. 8, n. 2, p. 278–282, 2025.

SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. C.; GOMES. N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. São Paulo: autêntica editora, 2005. 296 p.

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 141-162, 2014.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 328 p.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 159 p.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 35, p. 84-91, 2013.

Published

21-11-2025

How to Cite

GOMES RAMOS, B.; DA LUZ, R. OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EPJAI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35420. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35420. Acesso em: 2 dec. 2025.