OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EPJAI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35420

Palabras clave:

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Educação em Ciências, Educação Escolar, Contexto, Cotidiano

Resumen

Este trabalho investiga os desafios e possibilidades que envolvem a abordagem da contextualização no ensino de Ciências/Biologia na perspectiva de professores que atuam no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), explorando concepções docentes e aspectos ligados às práticas pedagógicas. Do ponto de vista metodológico, foi aplicado um questionário composto por sete questões abertas a dez professores de Ciências/Biologia que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio em escolas públicas de um município da Bahia. As informações levantadas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram diferentes concepções sobre a contextualização no imaginário dos docentes, quais sejam: a) contextualização como articulação entre a realidade e os conteúdos; b) contextualização como meio de exemplificar e facilitar os conteúdos e; c) contextualização atrelada ao cotidiano. Os professores pontuaram desafios e sugeriram alternativas que contemplam as vivências dos educandos na articulação escola-comunidade.

 

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Biografía del autor/a

Beatriz Gomes Ramos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Coordenador do LEBio -Laboratório de Ensino de Biologia, líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

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Publicado

21-11-2025

Cómo citar

GOMES RAMOS, B.; DA LUZ, R. OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EPJAI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35420. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35420. Acesso em: 4 dic. 2025.