OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EPJAI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35420Palabras clave:
Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Educação em Ciências, Educação Escolar, Contexto, CotidianoResumen
Este trabalho investiga os desafios e possibilidades que envolvem a abordagem da contextualização no ensino de Ciências/Biologia na perspectiva de professores que atuam no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), explorando concepções docentes e aspectos ligados às práticas pedagógicas. Do ponto de vista metodológico, foi aplicado um questionário composto por sete questões abertas a dez professores de Ciências/Biologia que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio em escolas públicas de um município da Bahia. As informações levantadas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram diferentes concepções sobre a contextualização no imaginário dos docentes, quais sejam: a) contextualização como articulação entre a realidade e os conteúdos; b) contextualização como meio de exemplificar e facilitar os conteúdos e; c) contextualização atrelada ao cotidiano. Os professores pontuaram desafios e sugeriram alternativas que contemplam as vivências dos educandos na articulação escola-comunidade.
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