O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE A BNCC E AS DIRETRIZES CURRICULARES MARANHENSES PARA OS 4º E 5º ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35432

Palavras-chave:

Educação Matemática; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria; Diretrizes Curriculares.

Resumo

Este estudo analisa as diretrizes propostas pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) para o ensino de Geometria nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em análise documental comparativa entre o DCTMA e a BNCC, além de revisão bibliográfica. A sistematização dos dados revelou avanços no alinhamento às competências e habilidades propostas, destacando a incorporação de elementos da cultura local e a valorização de metodologias ativas e avaliações formativas. Contudo, constatou-se a necessidade de maior detalhamento de práticas pedagógicas e de adaptação das orientações a diferentes realidades escolares. Este estudo contribui para a compreensão das potencialidades e limitações do DCTMA no fortalecimento do ensino de Geometria e aponta caminhos para futuras pesquisas e ações formativas no contexto educacional maranhense.

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Biografia do Autor

Magno Andris Costa Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Bequimão

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Professor de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Bequimão, MA . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). 

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, é Professor e Pesquisador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão do Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, Fundamentos metodológicos do ensino de Matemática e Elaboração e resolução de problemas

Sidney Costa Nogueira, Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Focus (2025). Atualmente é professor da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís -MA e membro do Grupo de Química Quântica Computacional na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. 

Joemilia Maria Pinheiro Almeida, Universidade Ceuma (UNICEUMA) e Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestra em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFM). Atualmente é Professora da Universidade do CEUMA (UNICEUMA) e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA) e membro do  Grupo de Pesquisa, Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. 

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Publicado

02-09-2025

Como Citar

PEREIRA, M. A. C.; COSTA, M. dos S.; NOGUEIRA, S. C.; ALMEIDA, J. M. P. O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE A BNCC E AS DIRETRIZES CURRICULARES MARANHENSES PARA OS 4º E 5º ANOS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35432. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35432. Acesso em: 5 set. 2025.