O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE A BNCC E AS DIRETRIZES CURRICULARES MARANHENSES PARA OS 4º E 5º ANOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35432Palavras-chave:
Educação Matemática; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria; Diretrizes Curriculares.Resumo
Este estudo analisa as diretrizes propostas pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) para o ensino de Geometria nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em análise documental comparativa entre o DCTMA e a BNCC, além de revisão bibliográfica. A sistematização dos dados revelou avanços no alinhamento às competências e habilidades propostas, destacando a incorporação de elementos da cultura local e a valorização de metodologias ativas e avaliações formativas. Contudo, constatou-se a necessidade de maior detalhamento de práticas pedagógicas e de adaptação das orientações a diferentes realidades escolares. Este estudo contribui para a compreensão das potencialidades e limitações do DCTMA no fortalecimento do ensino de Geometria e aponta caminhos para futuras pesquisas e ações formativas no contexto educacional maranhense.
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