O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE A BNCC E AS DIRETRIZES CURRICULARES MARANHENSES PARA OS 4º E 5º ANOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35432

Mots-clés :

Educação Matemática; Ensino Fundamental; Ensino de Geometria; Diretrizes Curriculares.

Résumé

Este estudo analisa as diretrizes propostas pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) para o ensino de Geometria nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em análise documental comparativa entre o DCTMA e a BNCC, além de revisão bibliográfica. A sistematização dos dados revelou avanços no alinhamento às competências e habilidades propostas, destacando a incorporação de elementos da cultura local e a valorização de metodologias ativas e avaliações formativas. Contudo, constatou-se a necessidade de maior detalhamento de práticas pedagógicas e de adaptação das orientações a diferentes realidades escolares. Este estudo contribui para a compreensão das potencialidades e limitações do DCTMA no fortalecimento do ensino de Geometria e aponta caminhos para futuras pesquisas e ações formativas no contexto educacional maranhense.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Magno Andris Costa Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Bequimão

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Professor de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Bequimão, MA . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB). 

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, é Professor e Pesquisador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão do Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática na Educação Básica (GEPEMEB) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, Fundamentos metodológicos do ensino de Matemática e Elaboração e resolução de problemas

Sidney Costa Nogueira, Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Focus (2025). Atualmente é professor da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís -MA e membro do Grupo de Química Quântica Computacional na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. 

Joemilia Maria Pinheiro Almeida, Universidade Ceuma (UNICEUMA) e Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestra em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFM). Atualmente é Professora da Universidade do CEUMA (UNICEUMA) e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA) e membro do  Grupo de Pesquisa, Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. 

Références

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Revisão científica de Vitor Duarte Teodoro. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 06 jan. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 06 jan. 2025.

CLEMENTS, D. H.; BATTISTA, M. T. Geometry and spatial reasoning. In: GROUWS, D. A. (Org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 420–464.

CLEMENTS, D. H.; SARAMA, J. Learning and teaching early math: the learning trajectories approach. 2. ed. New York: Routledge, 2020.

COSTA, A. A Geometria na Educação Básica: um panorama sobre seu ensino no Brasil. Revista Educação Matemática em Foco, v. 9. n. 1, 2020, P. 128-152. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1171/899. Acesso em: 18 jan. 2025.

COSTA, C. B. S.; SILVA, J. R. P. Orientações da BNCC e PCN: uma análise da Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Fortaleza. Anais... 2019, p. 1-9. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/trabalho_ev127_md1_sa13_id1030_14082019155256.pdf. Acesso em: 12 jan. 2025.

COSTA, M. S.; CURI, E. Mudanças na prática docente de professoras polivalentes em um contexto de desenvolvimento profissional com foco no ensino de Geometria. In: CURI, E.; ALLEVATO, N. S. G (Org.). Pesquisas e práticas em educação: matemática, física e tecnologias computacionais. São Paulo: Editora Terracota, 2009.

COSTA, M. S.; MARQUES, E. S.; PEREIRA, M. A. C.; SILVA, M. V. M. Orientações didático-pedagógicas para o ensino de geometria nos dois primeiros anos do ensino fundamental no contexto da BNCC. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 385–401, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2380. Acesso em: 15 jan. 2025.

DANTE, L. R.; VIANA. F. Ápis Mais – Matemática: 4º ano. São Paulo: Editora Ática, 2021.

LORENZATO, S. Como Aprendemos e ensinamos Geometria. In: LORENZATO, S. (Org.) Aprender e ensinar geometria. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 11-34.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2017.

MACIEL, D. R. S. Geometria contextualizada no Ensino Fundamental. WebArtigos, 2017. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/geometria-contextualizada-no-ensino-fundamental/150898. Acesso em: 11 jan. 2025.

MARANHÃO. Documento Curricular do Território Maranhense: Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Luís: SEDUC, 2019. Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_ma.pdf. Acesso em: 04 jan. 2025.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MOURA, A. R. L.; MOURA, M. O. Geometria nas séries iniciais. São Paulo: USP, 2001.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica, 2017.

PEREIRA, B, V.; SOUZA, L. F. R. A contextualização da Geometria no ensino básico por meio da resolução de problemas. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão. São Carlos. Anais... IFSP, 2019, p. 60-63. Disponível em: https://www.fira.edu.br/repositorio/artigos/a-contextualizacao-da-geometria-no-ensino-basico-por-meio-da-resolucao-de-problemas/. Acesso em: 12 jan. 2025.

PIRES, C. M. C. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, 1. ed. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.

RIBEIRO, S. Alfabetização Matemática: Literatura e Geometria Integradas em uma Experiência Lúdica. In: CARNEIRO, R. F.; SOUZA, A. C.; BERTINI, L. F. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018, p. 33-48.

SARAMA, J., CLEMENTS, D. H. Learning trajectories in early mathematics education. In: SIEMON, D., BARKATSAS, T., SEAH, R. (Eds.), Researching and using progressions (trajectories) in mathematics education. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2019, p. 32-55.

SOUZA, T. R. O ensino de Geometria no 4º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2019. Repositório Institucional da UERGS, 2021. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1581. Acesso em: 10 jan. 2025.

Téléchargements

Publié-e

02-09-2025

Comment citer

PEREIRA, M. A. C.; COSTA, M. dos S.; NOGUEIRA, S. C.; ALMEIDA, J. M. P. O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE A BNCC E AS DIRETRIZES CURRICULARES MARANHENSES PARA OS 4º E 5º ANOS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35432. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35432. Acesso em: 9 sept. 2025.