Formação de professores de Química: concepções de racionalidade em estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.20102Keywords:
CURRÍCULO EM CIÊNCIASAbstract
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado envolve problematização e articulação entre teoria prática. Este perfil de formação está relacionada com a autonomia, posicionamento dialógico e crítico frente as questões sociais. Este delineamento se aproxima da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas. Destaca-se concepção de formação de professores fundamentada nos pressupostos da TAC. Propõe-se analisar concepções de racionalidade no contexto de Estágio Curricular de licenciandos em Química de uma instituição de Ensino Superior. A pesquisa do tipo exploratória agrega princípios qualitativos e envolve observação direta em atividades relacionadas ao Estágio Curricular. Os dados foram analisados conforme pressupostos da Análise de Conteúdo. Como resultado, observou-se a predominância da racionalidade instrumental no ideário dos licenciandos, a carência argumentativa e a ausência de participação efetiva do supervisor da escola no processo de formação. Entretanto, aponta-se para possíveis rupturas e o desenvolvimento de racionalidade comunicativa.
Palavras-chave: Formação de professores de Química; Estágio Curricular Supervisionado; Racionalidade Comunicativa.
Chemistry teacher education: conceptions of rationality in supervised curricular internship
Abstract: The Supervised Curricular Internship involves problematization and articulation between theory and practice. This training profile is related to autonomy, dialogical and critical positioning in relation to social issues. This outline approaches Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action (TAC). We highlight the conception of teacher education based on the assumptions of the TAC. It is proposed to analyze conceptions of rationality in the context of Curricular Internship of graduates in Chemistry of an institution of Higher Education. Exploratory research adds qualitative principles and involves direct observation in activities related to the Curricular Stage. The data were analyzed according to the assumptions of Content Analysis. As a result, we observed the predominance of instrumental rationality in students' ideals, the lack of argument and the lack of effective participation of the school supervisor in the training process. However, it points to possible ruptures with the development of communicative rationality.
Keywords: Chemistry Teachers’ Education; Supervised Curricular Internship; Communicative Rationality.
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