Interlacing between financial education and mathematical modeling: review of a brazilian thesis
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.27472Keywords:
Matemática Financeira, Endividamento, Educação FinanceiraAbstract
A tese “Educação financeira: uma abordagem centrada na modelagem matemática” apresenta um panorama reflexivo e crítico sobre a abordagem da Matemática Financeira, ao considerar o aumento do endividamento da população brasileira e a realização de uma oficina, pautada na Modelagem Matemática. O estudo realizado com acadêmicos de dois cursos superiores de tecnologia, aponta possíveis traços de desenvolvimento da conscientização de elementos relacionados a Educação Financeira pelos participantes. Para a análise qualitativa dos dados, o estudo utilizou de questionários e da análise coesitiva por meio do software CHIC. As ideias presentes na obra resenhada indicam caminhos para que assuntos relacionados a Educação Financeira sejam abordados em cursos superiores a partir da Matemática Financeira, sobretudo com a utilização da Modelagem Matemática. Apontamos a necessidade de reflexões econômico-financeiras, sejam na Educação Básica, sejam no Ensino Superior, relacionadas ao contexto dos indivíduos, que podem se dar por meio da Modelagem Matemática.Downloads
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