EXPERIÊNCIAS METACOGNITIVAS DE UM ESTUDANTE MOÇAMBICANO MOBILIZADAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS EM AULAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33770Keywords:
Questionários metacognitivos, Química, Professores, MoçambiqueAbstract
In this article, we present the findings from an investigation into metacognition in Chemistry classes in higher education. This is a potential solution to the issue of difficulty in integrating disciplinary and pedagogical knowledge during the initial training of the teacher training course at a university in Mozambique. The investigation seeks to identify and characterize signs of metacognitive experiences expressed by chemistry undergraduates. Data were collected through metacognitive questionnaires and subsequently subjected to content analysis procedures. Student responses to metacognitive questionnaires were analyzed based on categories, feelings, estimates, contexts, subjects, task specificities and memory judgments. This investigation allowed us to verify that the questions in the questionnaire provoked the manifestation of metacognitive experiences. Through this, the student was encouraged to develop critical and reflective thinking in their cognition, promoting self-knowledge of their teaching learning.
Downloads
References
ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 5(3), 25-48, 2012. Disponível: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734>. Acesso em: 15 jul. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CORRÊA, N. N. G.; JUVANELLI, C.; MENEGUETE, H. da S. Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, e14807, 2023. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14807>. Acesso em: 15 jul. 2024.
CORRÊA, N. N. G. Mapeamento da percepção do sistema metacognitivo na aprendizagem em Física: um estudo dos relatos de estudantes do Ensino Médio. 191f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2021. Disponível em: <https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/mapeamento-da-percepcao-do-sistema-metacognitivo-na-aprendizagem-em-fisica-um-estudo-dos-relatos-de-estudantes-do-ensino-medio/>. Acesso em: 15 jul. 2024.
CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; ROSA, C. T. W. Entendendo a metacognição e sua influência conativa para a aprendizagem. In: CORRÊA, H. E. R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, S. V. (org.). Educação (integral) para o século XXI: cognição, aprendizagens e diversidades. Bauru: Gradus Editora, 2021. p. 119-140. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/353195691>. Acesso em: 20 mar. 2024.
EFKLIDES, A. Metacognition: defining its facets and levels of functioning in relation to self-regulation and co-regulation. European Psychologist, [s. l.], v.13, n.4, p.277-287, 2008. Disponível em: < https://psycnet.apa.org/record/2008-15725-005>. Acesso em: 20 mar. 2024.
EFKLIDES, A. How does metacognition contribute to the regulation of learning? An integrative approach. Psihologijsketeme, [s. l.], v. 23, p. 1-30, 2014. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/279900448>. Acesso em: 20 mar. 2024.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive- developmental inquiry. American psychologist, [s. l.], v.34, n.10, p.906, 1979. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/232599909>. Acesso em: 15 jul. 2024.
FLICK, U. Método de pesquisa: Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3. Edição. Porto Alegre: Artemed, 2009.
ILLERIS, K. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
JACOB, J. M. Experiências metacognitivas na formação inicial de licenciandos em Química. 2023. 149 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023. Disponível em:< https://repositorio.uel.br/items/9d86db18-5bcc-4eab-9c36-c31f76707496>. Acesso em 15 jul. 2024.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, 9(2), 191-210, 2003. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15 jul. 2024.
OTERO, J.; ROSA, C. T. W. Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e250081, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349250081. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209023. Acesso em: 20 mar. 2024.
PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. M. Perfil metacognitivo (parte I): uma proposta de instrumento de análise. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre: Instituto de Física: UFRGS. 22(3), 176-191, 2017. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/321862574>. Acesso em: 20 mar. 2024.
RAMOS, E. S. M.; SIQUEIRA, G. C. de; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M. A experiência metacognitiva dos professores de ciências no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e226324, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2263. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2263. Acesso em: 20 mar. 2024.
RIBEIRO, C. Metacognição: Um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grande do Sul, 16(1),109-116, 2003. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 mar. 2024.
ROSA, C. T. W. da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em:< https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_93e997b5d5bdbaf1d10acfa112c4732e>. Acesso em: 20 mar. 2024.
ROSA, C. T. W. da. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014.
ROSA, C. T. W. Da. Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema,[s. l.], v.14, n.2, p.182-193, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/490>. Acesso em: 15 jul. 2024.
ROSA, C. T. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, 4(1), p. 267-291, 2020. Disponível em:< https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12194>. Acesso em:15 jul. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Stélia Mariana Alfredo Capathia Nahia, Isadora Polvani Barbosa, Fabiele Cristiane Dias Broietti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.