História da Ciência e relações de gênero: a publicação de “Sir Isaac Newton’s philosophy explained for de use of ladies. In six dialogues on light and colours”

Autores/as

  • Leandro Londero Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Campus São José do Rio Preto.
  • Monica Abrantes Galindo Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus São José do Rio Preto
  • Marcos Serzedello Professor assistente doutor, no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.19695
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Formação de Professores de Ciências, Educação em Ciências, História da Ciência, Ciência e Sociedade, Gênero

Resumen

Resumo: Analisamos na tradução feita para o inglês, por Elisabeth Carter, em 1739, a obra de Francesco Algarotti “Sir Isaac Newton’s philosophy explain’d for the use of ladies. In six dialogues on light and colours”. Buscamos compreender os aspectos que a caracterizam como uma publicação para damas e identificar possíveis questões de gênero. Identificamos na obra uma tendência machista na ciência e elementos que evidenciam um imaginário de que a mulher não teria as qualidades necessárias para compreender a ciência, elementos esses coerentes com a transição de um período em que as mulheres eram consideradas inferiores em todos os aspectos para um outro no qual a construção do papel materno aparece como fundante de uma concepção de mulher não mais inferior, mas fundamentalmente diferente do homem e com papeis complementares a ele. Podemos dizer que esses imaginários podem influenciar as possibilidades de participação das mulheres na empreitada científica.

Palavras-chave: Educação em Ciências; História da Ciência; Ciência e Sociedade (Gênero).

 

History of Science and gender relations: a publication of “Sir Isaac Newton’s philosophy explained for de use of ladies. In six dialogues on light and colours”

Abstract: We analyze Elisabeth Carter's 1739 translation of Francesco Algarotti's "Sir Isaac Newton's philosophy explain'd for the use of ladies. In six dialogues on light and colors. "We seek to understand the aspects that characterize it as a publication for ladies and to identify possible gender issues. We identified in the work a macho tendency in science and elements that evidence an imaginary that women would not have the qualities necessary to understand science, elements that are consistent with the transition from a period in which women were considered inferior in all respects to a another in which the construction of the maternal role appears as the founder of a conception of woman no longer inferior but fundamentally different from man and with roles complementary to him. We can say that these imaginary can influence the possibilities of participation of women in the scientific enterprise.

Keywords: Science Education, History of Science; Science and Society (Gender).

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Londero, Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Campus São José do Rio Preto.

Graduado em Física. Doutor em Educação pela UNICAMP/SP. Dedicou-se seus estudos e pesquisas na área da Educação em Física. Professor Assistente, Doutor, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, em São José do Rio Preto e Líder da Equipe de Educação em Física  (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6653313052377548). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, da UNESP/Bauru e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, em São José do Rio Preto.

Monica Abrantes Galindo, Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus São José do Rio Preto

É licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores e ensino de Ciências / Física. Foi professora da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP - São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

Marcos Serzedello, Professor assistente doutor, no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de São José do Rio Preto

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro (1980), mestrado em Ensino na Educação Brasileira na Unesp - Campus de Marília, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e desenvolve pesquisas na área de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Física e Ciências. Atualmente é professor assistente doutor, no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de São José do Rio Preto. 

Citas

ALGAROTTI, F. Sir Isaac Newton’s philosophy explain’d for the use of the ladies. In six dialogues on light and colours. 1 ed. Tradução de Elizabeth Carter. Londres: E. Cave, 1739.

BADINTER, E. Emilie, Emilie: a ambição feminina no Século XVIII. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1985.

BATISTA, I. L. et al. Gênero feminino e formação de professores na pesquisa em educação científica e matemática no Brasil. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1, 2011, Londrina. Anais… Londrina, 2011. p. 1-12.

BERNARDO, L. M. Histórias da Luz e das Cores. Porto: UP, 2009.

BLEIER, R. Science and Gender: A Critique of Biology and Its Theories on Women. New York: Pergamon Press, 1984.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Séries Históricas. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/series-historicas/>. Acesso em: 09 mar. 2018.

ECHEVERRÍA, J. Introdução à Metodologia da Ciência. Almedina: Coimbra, 2003.

HARDING, S. The Science Question in Feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986.

HUTTON, S. Women, science, and newtonianism. In: FORCE, J. E.; HUTTON, S. (Eds.). Newton and newtonianism new studies. Dordrecht: Springer, 2004. p. 183-203.

KELLER, E. F. Reflections on Gender and Science. New Haven: Vale University Press, 1985.

LIMA, B. S.; BRAGA, M. L. S.; TAVARES, I. Participação das mulheres nas ciências e tecnologias: entre espaços ocupados e lacunas. Revista Gênero, Niterói, v. 16, n.1, p. 11-31, 2015.

LONDERO, L.; ALMEIDA, M. J. P. M. As imagens na leitura sobre relatividade restrita: uma discussão na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013. Águas de Lindóia, SP, Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. s.p. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0668-4.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018.

MARTIN, B. The young gentleman and lady’s philosophy, in a continued survey of the Works of nature and arts; by way of dialogue, etc. Vol. II. Londres: W. Owen, 1759.

MARTIN, J. R. Ideological Critiques and the Philosophy of Science. Philosophy of Science,

Baltimore, v. 56, n. 1, p. 11-22, 1989.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MOTA-RIBEIRO, S. Ser Eva e dever ser Maria: paradigmas do feminino no Cristianismo. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4, 2000, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000. s.p. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5357/1/MotaRibeiroS_EvaMaria_00.pdf>Acesso em: 11 de mar. 2018.

NUNES, S. A. O corpo do diabo entre a cruz e a caldeirinha: um estudo sobre a mulher, o masoquismo e a feminilidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

ORLANDI, E. Discurso e Texto. Campinas: Pontes, 2008.

ORLANDI, E. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

ORLANDI, E. Análise de discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2010. s.p.

ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Pontes: Campinas, 2005.

ORLANDI, E. Paráfrase e Polissemia: a fluidez dos limites do simbólico. Rua, Campinas, s.v. n. 4, p. 9-19, 1998.

PASSOS, G. P. Voltaire e Fontenelle ou ficcionalidade da filosofia em Quincas Borba. Scripta, Tchecoslovaquia, v. 4, n. 6, p. 97-104, mar. 2000. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10350/8452>. Acesso em: 13 set. 2018.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.

PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, s.v. n.19, p. 7-24. 1990.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988.

ROGERS, M. R. Newtonianism for the Ladies and other Uneducated Souls: The Popularization of Science in Leipzig, 1687-1750. (Vol. 6). Peter Lang Pub Incorporated, 2003.

ROSSI, A. S. Women in Science: Why so Few? Social and Psychological Influences Restrict Women’s Choice and Pursuit of Carrers in Science. Science, v. 148, s.n, p. 1196-1202, 1965.

ROUSSEAU, J. J. Emílio, ou, Da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

SCHERER, A. E.; TASCHETTO, T. R. O papel da memoria ou a memória do papel de Pêcheux para os Estudos Linguístico-Discursivos. Estudos da Língua(gem), Porto Alegre, v. 1, s.n. p. 119- 123, 2005.

SILVA, O. S. F. Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem. Revista da Faculdade de Educação, Salvador, v. 14, s.n, p. 39-53, 2008.

SILVA, A. F.; SANTOS, A. P. O.; HEERDT, B. Questões de Gênero na Educação Científica: Tendências nas Pesquisas Nacionais e Internacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. s.p. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2223-1.pdf>. Acesso em: 23 maio 2018.

SOARES, L. C. A albion revisitada: ciência, religião, ilustração e comercialização do lazer na Inglaterra do século XVIII. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2007.

TOSI, L. Mulher e ciência: a revolução científica, a caça às bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, Campinas, v.10, s.n. p. 369-397, 1998.

Publicado

29-12-2018

Cómo citar

LONDERO, L.; GALINDO, M. A.; SERZEDELLO, M. História da Ciência e relações de gênero: a publicação de “Sir Isaac Newton’s philosophy explained for de use of ladies. In six dialogues on light and colours”. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 325–246, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.19695. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19695. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos