Acompanhamento pedagógico com o software mathcad prime como contribuição na perspectiva da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19887Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Estudo de Funções, Software Mathcad PrimeResumo
Resumo: Existe uma variedade de softwares disponíveis que podem ser usados na Educação Básica e Superior como recursos didáticos para apoiar, reforçar ou complementar as aulas, de forma dinâmica, propiciando situações para uma aprendizagem significativa. O artigo propõe-se analisar o potencial didático do Software Mathcad Prime como contribuição dessa aprendizagem. Nesse sentido, utilizou-se o Estudo de Funções, pela dificuldade apresentada pelos alunos na compreensão de conceitos, propriedades e análise gráfica, bem como na resolução de problemas. A utilização desse recurso nas atividades dos componentes curriculares de Fundamentos de Matemática “A”, Física Geral “A” e Cálculo Diferencial e Integral I, sob a forma de acompanhamento pedagógico, pode favorecer e fortalecer o ensino da Matemática. Os resultados dessa pesquisa mostram que a mediação do software pode promover diferentes abordagens e situações de aprendizagem que envolvem relações conceituais e a utilização de modelos que se ajustam a solução de problemas reais colaborando para o desenvolvimento de estruturas mentais de forma coordenada.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Estudo de Funções; Software Mathcad Prime.
Pedagogical follow-up with the mathcad prime software as a contribution to the perspective of meaningful learning
Abstract: There are a variety of softwares available that can be used in basic and higher education as teaching resources to support, reinforce or complement classes, dynamically strengthening for meaningful learning. The article proposes to analyze the didactic potential of Mathcad Prime Software as a contribution of this learning. In this sense, the Study of Functions was used, due to the difficulty presented by the students in understanding concepts, properties and graphic analysis, as well as in solving problems. The use of this resource in the activities of the curricular components of Fundamentals of Mathematics A, General Physics A and Differential and Integral Calculus I, in the form of pedagogical accompaniment, can support and strengthen the teaching of Mathematics The results of this research show that software mediation can promote different approaches and learning situations that involve conceptual relationships and the use of models that adjust to the solution of real problems collaborating for the development of mental structures in a coordinated way.
Keywords: Meaningful learning; Function Study; Mathcad Prime software.
Downloads
Referências
ANJOS, A. J. S., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. As equações matemáticas no ensino de Física: Uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, s.l., v. 14, n. 3, p. 312-325, 2015.
AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick. RJ: Editora Interamericana Ltda.1980.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BRASIL. Secretaria da educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2006.
COSTA, F. A. (Ed.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santilhana, 2012.
FINK, L. D. Creating Significant Learning experiences: an integrate approach to designing college courses. San Francisco: Jossey- Bass. 2003.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e aprendizagem na Universidade. 40 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MATHCAD PRIME. "PTC Mathcad. PTC", 2009. Disponível em <https://www.mines.edu/ccit/software-title/mathcad/>. Acesso em: 21 jul. 2018.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017.
RETZLAFF, E., PRESTES, R. F., COSTA, M. A., MANTTAI, R. D., SOARES, E. G., FRANZIN, R. F. Melhoria do sistema ask math para o incentivo à metodologia da resolução de problemas. ENEM. SP, 13 a 16 de julho de 2016.
RODRIGUES, C. R. Ensino de Física nas Séries Iniciais: Um Estudo de Caso sobre Formação Docente. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, s.l, v. 26, n. 3, p. 575-608, dez. 2009.
SANTOS, R., LORETO, A. B., GONÇALVES, J. L. Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. REnCiMa-Revista Ensino de Ciências e Matemática, s.l., v. 1, n. 1, p. 47-65, 2010.
SCHEID, N. M. J. Construção Coletiva de Conhecimentos na Pesquisa em Educação nas Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 452-465, dez. 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J: Editora Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.