ANÁLISE DO USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33764Palabras clave:
Jogos didáticos; Ensino de Química; Atividades lúdicas.Resumen
Resumo:
Este estudo objetiva caracterizar a utilização de jogos educativos no Ensino de Química com enfoque específico nos aportes teóricos empregados em seu processo de construção, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais da área de Ensino. Através de um levantamento bibliográfico, encontramos 104 trabalhos, que foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que a maioria dos trabalhos, 67,3% versam sobre a utilização de jogos em aulas de química e possíveis contribuições para a aprendizagem, sem discutir os aportes teóricos utilizados para sua construção. Discussões desse teor aparecem em 11,5% dos trabalhos, o que destaca a necessidade de reflexão acerca dos pressupostos teóricos empregados na construção dos jogos antes de utilizá-los em suas aulas. Conhecer os aspectos teóricos, os objetivos, as potencialidades e limitações em relação ao conteúdo químico instrumentaliza o professor para empregá-los em suas aulas com maior propriedade e eficácia para promover a aprendizagem.
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