USO DE JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Autores/as

  • Ianca da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35197

Palabras clave:

Ensino de matemática, Jogos, Processo ensino-aprendizagem, Ensino noturno

Resumen

No ensino de matemática do ensino médio noturno, os estudantes vêm enfrentando dificuldades em compreender e aplicar conceitos, requerendo abordagens mais inovadoras para tornar o aprendizado mais atrativo. Nesse contexto, este estudo busca analisar contribuições do uso de jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo estudantes e professores de uma escola da região médio sudoeste da Bahia, que responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicam que o uso de jogos potencializa o engajamento, facilita a compreensão de conceitos matemáticos e promove interações mais significativas em sala de aula. Assim, este estudo se mostra relevante para a educação matemática ao evidenciar estratégias capazes de tornar o ensino mais dinâmico, atrativo e alinhado às necessidades dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Ianca da Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação de Tecnologia e Ciências e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Bahia (2024). 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica oferecido na modalidade de Educação a Distância pelo IFRS - Campus Sertão. É professor formador (bolsista) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuando em cursos de Licenciaturas na modalidade de Educação a Distância. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

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Publicado

08-12-2025

Cómo citar

SANTOS, I. da S.; VIEIRA, J. de A. USO DE JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35197. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35197. Acesso em: 20 dic. 2025.