Tecnologias digitais como possibilidade para compreender a produção de conhecimento em matemática

Autores

  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista, UNESP. Departamento de Matemática. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. https://orcid.org/0000-0001-9494-0359
  • Ingrid Cordeiro Firme Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro. Professora do Insituto Federal de Itaquaquecetuba
  • Cristiano Natal Tonéis Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.21925
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Matemática, Fenomenologia, Jogos Digitais, Formação de Professores

Resumo

Resumo: Neste artigo discutimos o modo pelo qual se pode compreender o sentido das Tecnologias Digitais (TD) e sua potencialidade para a produção de conhecimento em matemática, especificamente no contexto da sala de aula e da formação de professores. Destaca-se que a produção, na perspectiva fenomenológica, é entendida como um movimento dinâmico que acontece no mundo da experiência vivida (BICUDO, 2000), enfatizando que sendo humanos é de onde podemos falar: da realidade mundana (HEIDEGGER, 2005). O mundo, como campo de vivência e possibilidade de o sujeito pensar e se expressar se abre à compreensão e os sentidos e significados vão se articulando nos atos vivenciais. O mundo, sempre compartilhado com os outros (seres e objetos), é o horizonte de possibilidades de ser e de conhecer. Nesse horizonte as TD são objetos intencionais, abertas à percepção e compreensão. São tematizadas e se expõem segundo um modo de dar-se a conhecer.

Palavras-chave: Educação Matemática; Fenomenologia; Jogos Digitais; Formação de Professores.

 

Digital technologies as a possibility to understand the knowledge production in mathematics

Abstract: In this article we discuss the way in which one can understand the meaning of Digital Technologies (DT) and its potential for the production of knowledge in mathematics, specifically in the context of the classroom and teacher training. It is emphasized that production, in the phenomenological perspective, is understood as a dynamic movement that happens in the world of lived experience (BICUDO, 2000), emphasizing that being human is where we can speak: from mundane reality (HEIDEGGER, 2005). The world as a field of experience and the possibility of the subject to think and express itself opens to understanding and the meanings and meanings are articulated in the acts of experience. The world, always shared with others (beings and objects), is the horizon of possibilities of being and knowing. Within this horizon DT are intentional objects, open to perception and understanding. They are thematized and exposed according to a way of making themselves known.

Keywords: Mathematical Education; Phenomenology; Digital Games; Teacher Training.

 

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Biografia do Autor

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Departamento de Matemática. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Doutora em Educação Matemática. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, atua na Licenciatura em Matemática. No Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, como docente e orientadora de mestrado e doutorado.

Ingrid Cordeiro Firme, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro. Professora do Insituto Federal de Itaquaquecetuba

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus de Guaratinguetá. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela UNESP Campus de Rio Claro (Bolsista CNPq). Atualmente Doutoranda do mesmo Programa e membro do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática (FEM) e Pesquisadora Visitante na University of Ontario Institute of Technology (UOIT) membro do grupo STEAM-3D Maker Lab.

Cristiano Natal Tonéis, Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), São Paulo

Postdoc em Educação Matemática e Jogos Digitais pela UNESP/FEG - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (2017). Doutor em Educação Matemática - Tecnologias Digitais e Educação Matemática (CAPES 5) - UNIAN/SP - Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Vencedor do prêmio CAPES de melhor Tese 2016 (Ensino). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), área de concentração Processos Cognitivos e Ambientes Digitais, linha de pesquisa Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Bauru (2000). Atua como Pesquisador no NuPHG: Núcleo de Pesquisas em Hipermídia e Games da PUC/SP; Participou do Grupo de Estudos de Ensino e Multiletramentos da Universidade Brasil. Atualmente é Pesquisador em Jogos Digitais e Educação, Games e Processos de Gamificação; Matemática Aplicada aos Jogos Digitais; Educação Matemática e Novas Tecnologias Digitais. Entre outras atividades é docente junto a FIAP no curso de Engenharia Mecatrônica.

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Publicado

06-05-2019

Como Citar

PAULO, R. M.; FIRME, I. C.; TONÉIS, C. N. Tecnologias digitais como possibilidade para compreender a produção de conhecimento em matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 17–39, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.21925. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/21925. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos