AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33702
Organismes subventionnaires
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar as potenciais contribuições da disciplina de Instrumentalização no Ensino de Química para a formação inicial de professores de Ciências. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, foi realizada na disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Química, que envolveu discussões teóricas, análise de livros didáticos e elaboração de Sequências Didáticas. Os resultados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, utilizando três Categorias a priori intituladas: I) Tecendo diálogos sobre o Ensino de Química na disciplina de Ciências; II) A Educação CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica nas análises e propostas; III) Perspectivas e reflexões da prática docente. Os resultados evidenciam propostas que valorizaram a criticidade, problematização e a busca pela autonomia dos estudantes. Concluímos que a disciplina promoveu a reflexão acerca da prática docente reflexiva, valorizando questões que vão além do domínio do conteúdo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALARCÃO, I. Percursos da didática. Aveiro: UA Editora, 2020.

BARTELMEBS, R. C.; SOUSA, R. S.; VENTURI, T. Educar pela pesquisa como modo de ser do(a) professor(a). Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v.20, n.1, p.01-15, 2024.DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23556.014. Acesso em: 11 nov. 2024

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf > Acesso em: 28 jun. 2024.

CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista, Curitiba, n.3, p.127-147, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200008. Acesso em: 06 jun. 2024.

CORRÊA, T. H. B.; SCHNETZLER, R. P. Da formação à atuação: obstáculos do tornar-se professor de Química. Revista Debates em Ensino de Química, Pernambuco, v.3, n.1, p. 28-46, 2017. Disponível em: < https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/98407308/228888306-libre.pdf. > Acesso em: 06 out. 2024.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

EGEVARDT, C.; LORENZETTI, L.; HUSSEIN, F. R. G. S.; LAMBACH, M. Desafios da Educação CTS na formação de professores de química: analisando uma disciplina CTS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v.9, n.2, p.1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11796. Acesso em: 06 out. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GARCIA, B.; LORENZETTI, L. Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de futuros professores de Ciências Biológicas.Tecné, Episteme y Didaxis: TED (revista de la facultad de Ciencia y Tecnología), Bogotá, p. 476-482, 2021. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15136/9942.> Acesso em: 28 jun. 2024.

GATTI, A.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, p. 1-22, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000100001. Acesso em: 06 jun. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo/ SP: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646132. Acesso em: 06 jun. 2024.

LACERDA, N. O. S.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 110-126, 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015. Acesso em: 06 jun. 2024.

LORENZETTI, L. Formando professores críticos e reflexivos: uma experiência formativa no curso de Ciências Biológicas. Tecné, episteme y didaxis: Ted (revista de la facultad de Ciencia y Tecnología), Bogotá, v. Extra, p. 1-7, 2018. Disponível em: < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9518/7054. > Acesso em: 28 jun. 2024.

LORENZETTI, L. Promovendo a Alfabetização Científica e Tecnológica no Contexto Escolar. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v.14, n. 1, p. 1-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045. Acesso em: 06 jun. 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro/ RJ: EPU, 2014.

MARTINS, I. P. Educação CTS/CTSA ainda é tema para discussão? Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, Aveiro, v. 17, n. 50, p. 123-129, 2022.

MENTIMETER. Interactive presentation software.Disponível em <https://www.mentimeter.com/pt-BR>.Acesso em: 28 jun. 2024.

MILARÉ, T. Ciências na 8ª série: da Química disciplinar à Química do cidadão. 2008. f256. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica)- Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91456/259186.pdf?sequence=1&isAllowed=y. > Acesso em: 28 jun. 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, p. 117-128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: 06 jun. 2024.

OLIVEIRA, I. T.; STEIL, L. J.; JUNIOR, W. E. F. Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.48, e239057, p.1-24, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239057. Acesso em: 06 jun. 2024.

PEREIRA, B.; RODRIGUES, L. Z.; MOHR, A.; DELIZOICOV, N. C. Perspectivas de formação docente no curso de licenciatura diurno de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: entre coletivos de pensamento e circulação de ideias. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 335-362, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e85037. Acesso em: 06 jun. 2024.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

PIZARRO, M. V. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. 2014. 360f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2014.

RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, e35617-39, p. 1-39, 2021. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315. Acesso em: 06 jun. 2024.

SANTOS, J. S.; CARVALHO, F. A. de.; MOREIRA, A. L. O. R. Condições pedagógicas na formação inicial docente de um curso de Ciências Biológicas: avanços e restrições. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 7, n. 2, p. 105-133, 2023, DOI: https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30198. Acesso em: 06 jun. 2024.

SANTOS, A. F. dos; LUCAS, L. B., PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. de. A contextualização do currículo frente às novidades científicas na formação inicial em ciências biológicas e pedagogia. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25246. Acesso em: 06 jun. 2024.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/?format=pdf&lang=pt. > Acesso em: 28 jun. 2024.

SANTOS, F. R. C. C. DOS; SHIGUNOV, P.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica e tecnológica no ensino de biologia celular e molecular. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Sul, v. 11, n.1, p.1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5633. Acesso em: 06 jun. 2024.

SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, Pelotas, v.14, n.1, p. 289-303, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.289-303.413. Acesso em: 06 jun. 2024.

SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, e34674, p.1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129. Acesso em: 06 jun. 2024.

SOUSA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia v.12, n.23, p. 85-102, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2015/2764. > Acesso em: 28 jun. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.

Téléchargements

Publié-e

31-03-2025

Comment citer

JARDIM SIVICO, M.; DE PAIVA, C.; LORENZETTI, L. AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33702. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33702. Acesso em: 3 juin. 2025.