Aspectos da Educação Matemática Realística
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18559Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Matemática Realística, Reinvenção Guiada, Matematização.Resumo
Resumo: Neste texto, apresentamos alguns aspectos teóricos da Educação Matemática Realística, evidenciando os seis princípios, com base em um estudo de textos de autores dessa abordagem. Buscamos discutir as noções de matemática como atividade humana, matematização, conhecimento matemático, entrelaçamento entre domínios da matemática, contexto, realidade, fenomenologia didática, inversão antididática, reinvenção guiada, aprendizagem, níveis de aprendizagem e interatividade, a fim de explorar ideias que configuram a abordagem da Educação Matemática Realística.
Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Matemática Realística; Reinvenção Guiada; Matematização.
Aspects of realistic Mathematics Education
Abstract: In this text, we present some theoretical aspects of Realistic Mathematics Education, evidencing the six principles, based on a study of texts of author from this approach. We persue to discss notions, as mathematics as a human activity, mathematization, mathematical knowledge, intertwining of mathematical domanis, context, reality, didactical phenomenology, antididactic inversion, guided reinvention, learning, levels in learning and interactivity, aiming to explore ideas that configure the approach of Realistic Mathematics Education.
Keywords: Mathematics Education; Realistic Mathematics Education; Guided Reinvention; Mathematization.
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