Tecnologias como recurso semiótico no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.21082Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Semiótica, Atividade experimental investigativa, Canhão de vórtex.Resumo
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que buscamos evidenciar como a tecnologia se configura como recurso semiótico no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos na tecnologia como aliada no desenvolvimento de atividades de modelagem e na semiótica, mais precisamente, na abordagem dos recursos que proporcionam a produção de signos – os recursos semióticos. Por meio de uma análise qualitativa de cunho interpretativo de imagens e falas transcritas da atividade de modelagem desenvolvida em cinco momentos por uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola do norte do Paraná, evidenciamos que a tecnologia se configurou como recurso semiótico, em certa medida, para possibilitar aos alunos examinar os princípios da situação-problema, definir o problema a ser investigado, visualizar o fenômeno mais de uma vez, produzir dados, visualizar o comportamento dos dados, proporcionando a obtenção, interpretação e validação de uma solução para o problema.
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Semiótica; Atividade experimental investigativa; Canhão de vórtex.
Technologies as a semiotic resource in the development of Mathematical Modeling activities
Abstract: In this paper we present results of a research in which we seek to show how technology is configured as a semiotic resource in the development of a mathematical modeling activity. We base on technology as an ally in the development of modeling activities and in semiotics, more precisely, in the approach of the resources that provide the production of signs - the semiotic resources. Through a qualitative analysis of images and transcribed speeches of the modeling activity developed in five moments by a ninth grade class of the Elementary School of a school in the north of Paraná, we show that the technology has been configured as a semiotic resource in to investigate the principles of the problem situation, to define the problem to be investigated, to visualize the phenomenon more than once, to produce data, to visualize the behavior of the data, and to obtain, interpret and validate a solution for the problem.
Keywords: Mathematics Education; Mathematical Modeling; Semiotic; Experimental investigative activity; Vortex cannon.
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