Os diários e a reflexão dos professores: investigação, formação e ação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26298Palavras-chave:
Diário de Formação, Formação de Professores, Ensino de Ciencias, Narrativas.Resumo
Resumo: As reflexões sobre as narrativas escritas no Diário de Formação (DF) constituem-se primordiais para que o licenciando compreenda sua constituição de professor crítico. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a partir das narrativas o papel do DF no processo de formação de professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, participantes do PETCiências, da UFFS, Campus Cerro Largo. Portanto, realizamos uma análise qualitativa de 13 DF, no qual emergiram as seguintes categorias referente ao conteúdo de reflexão: Iniciação à docência/Constituição docente (10:13), Metodologia de Ensino (10:13), Educação (8:13), Pesquisa (4:13) e Experimentação (2:13). Os níveis de reflexão: Descritivo (12:13), Explicativo/Analítico (11:13) e Reflexivo/Valorativo (9:13). Os tipos de reflexão: Introspecção (12:13), Exame (06:13), Indagação (12:13) e Espontaneidade (0:13). Acreditamos que o uso do diário e a produção das narrativas desenvolvem a reflexão, dado que a reflexão é um caminho formativo que pode ampliar as condições de docência.
Palavras-chave: Diário de Formação; Formação de Professores; Ensino de Ciências; Narrativas.
The diaries and reflection of teachers: research, formation and action in sciences
Abstract: Reflections on the narratives written in the Formation Diary (DF) are essential for the licensee to understand his constitution as a critical teacher. Thus, the objective of this research is to investigate, from the narratives, the role of the DF in the process of Formation of Teachers in the Licenciatura courses in Biological Sciences, Chemistry and Physics, participants of PETCiência, UFFS, Campus Cerro Largo. Therefore, we performed a qualitative analysis of 13 DF in which the following categories emerged for the content of reflection: Initiation to teaching / teaching constitution (10:13), Teaching methodology (10:13), Education (8:13), Research (4:13) and Experimentation (2:13). The levels of reflection: Descriptive (12:13), Explanatory / Analytical (11:13) and Reflective / Valorative (9:13). The types of reflection: Introspection (12:13), Examination (06:13), Inquiry (12:13) and Spontaneity (0:13). We believe that the use of the diary and the production of narratives develop reflection, given that reflection is a formative path that can expand teaching conditions.
Keywords: Formation Diary; Formation of Teachers; Science Teaching; Narratives.
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