Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid 2018-2020): expectativas, contribuições e desafios do subprojeto biologia UTFPR na percepção dos pibidianos
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26685Palavras-chave:
PIBID, Formação Docente, Biologia, Escola.Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo debater as percepções dos pibidianos acerca das contribuições e desafios do subprojeto PIBID Biologia UTFPR 2018-2020. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a partir da análise de um questionário aplicado ao final do projeto. A investigação constatou que a participação no projeto atendeu às expectativas de vivenciar a realidade da futura profissão, adquirir fundamentação da prática docente e ter apoio financeiro. Dentre as contribuições, foram destacados a importância da vivência nas escolas, o conhecimento didático e a diminuição dos medos e inseguranças para atuar profissionalmente. Em relação aos desafios que vivenciaram no PIBID, apontaram a inserção no ambiente escolar, o relacionamento com os supervisores e as dificuldades que sentiram para se comunicar e se expressar em sala de aula. Perante tais resultados, consideramos que a participação no PIBID promove experiência no processo formativo, fundamentada na reflexão e problematização de situações reais da profissão docente.
Palavras-chave: PIBID; Formação Docente; Biologia; Escola.
Institutional program for teaching initiation (Pibid 2018-2020): expectations, contributions and challenges of the subproject biologia UTFPR in the perception of pibidians
Abstract: This article aims to debate the perceptions of pibidians about the contributions and challenges of the subproject PIBID Biology UTFPR 2018-2020. The qualitative nature research was carried out from the analysis of a quiz applied at the end of the project. The investigation found that participation in the project met the expectations of experiencing the reality of the future profession, to acquire reasoning for teaching practice and having financial support. Among the contributions, it was highlighted the importance of living in schools, didactic knowledge and the reduction of fears and insecurities to act professionally. In relation to the challenges they experienced at PIBID, it was pointed the insertion in the school environment, the relationship with supervisors and the difficulties they felt to communicate and express in the classroom. With these results, it is considered that the participation in PIBID promotes experience in the formative process, based on the reflection and problematization of real situations of the teaching profession.
Keywords: PIBID; Teacher Education; Biology; School.
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