LOGOEDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A VONTADE DE SENTIDO NA SALA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35921Palavras-chave:
Educação Matemática, Logoterapia, Sentido da Vida, Ensino de Matemática, Formação ExistencialResumo
Este ensaio teórico apresenta reflexões sobre um diálogo entre a Educação Matemática e a Logoterapia, visando contribuir para enfrentar um dos maiores desafios da sociedade atual: a vontade de sentido. Utilizando pesquisa bibliográfica, analisaram-se escritos de Viktor Frankl (1905–1997) sobre Logoterapia e Análise Existencial. Constatou-se a possibilidade, necessidade e meios de integrar a EM e a Logoterapia em salas de aula de Matemática, por meio de metodologias como a Proposição de Problemas, sem comprometer seus princípios originais. Tal integração pode favorecer um ensino-aprendizagem mais significativo, motivando e engajando os estudantes. Além disso, pode auxiliar na busca de sentido na Matemática, desenvolver resiliência, ampliar o autoconhecimento, promover bem-estar emocional, fortalecer a consciência ética, reduzir o vazio existencial, melhorar o desempenho acadêmico e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
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