LOGOEDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A VONTADE DE SENTIDO NA SALA DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35921

Palavras-chave:

Educação Matemática, Logoterapia, Sentido da Vida, Ensino de Matemática, Formação Existencial

Resumo

Este ensaio teórico apresenta reflexões sobre um diálogo entre a Educação Matemática e a Logoterapia, visando contribuir para enfrentar um dos maiores desafios da sociedade atual: a vontade de sentido. Utilizando pesquisa bibliográfica, analisaram-se escritos de Viktor Frankl (1905–1997) sobre Logoterapia e Análise Existencial. Constatou-se a possibilidade, necessidade e meios de integrar a EM e a Logoterapia em salas de aula de Matemática, por meio de metodologias como a Proposição de Problemas, sem comprometer seus princípios originais. Tal integração pode favorecer um ensino-aprendizagem mais significativo, motivando e engajando os estudantes. Além disso, pode auxiliar na busca de sentido na Matemática, desenvolver resiliência, ampliar o autoconhecimento, promover bem-estar emocional, fortalecer a consciência ética, reduzir o vazio existencial, melhorar o desempenho acadêmico e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.

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Biografia do Autor

Saul Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando e Mestre pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM UEPB), onde a pesquisa sobre as potencialidades da utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Exploração-Resolução-Proposição de Problemas aliada as Representações Múltiplas de Álgebra ou Registros de Representação Semiótica na formação de professores de matemática.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

BARBOSA DE OLIVEIRA, S. LOGOEDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A VONTADE DE SENTIDO NA SALA DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35921. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35921. Acesso em: 4 dez. 2025.