O imaginário orientalista nos relatos de viagem de Pablo Neruda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.27484
Agências de fomento
CEFET-RJ, CNPq

Palavras-chave:

Pablo Neruda. Relatos de Viagem. Imaginário. Oriente.

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar os relatos de viagem do escritor chileno Pablo Neruda no início do século XX, quando vivencia sua carreira diplomática no exterior. Nosso objetivo é analisar esses textos buscando identificar as (des) continuidades de um Oriente místico, exótico e pitoresco, fruto de um imaginário construído no século XIX, sobretudo pela arte e pela literatura. Para tanto, valemo-nos de conceitos como imaginário, definido como um acervo coletivo de sentidos que motiva a ação, bem como do entendimento de relato de viagem como um gênero subjetivo, impressionista e de natureza, muitas vezes, política. As análises apontam para uma percepção híbrida e não idealizada de Neruda em relação ao Oriente, composta por construções orientalistas de singular beleza assim como por uma visão negativa, possivelmente derivada de sua experiência como um cidadão de um país que também teve a história marcada pelo processo de colonização. Dessa maneira, os relatos nerudianos transgridem a lógica hegemônica não só por terem sido escritos por um viajante de origem não europeia, mas também por subverterem um imaginário colonial sobre o Oriente, construído em um contexto de dominação violenta.

Biografia do Autor

Isabela Roque Loureiro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (​CEFET/RJ).

Professora do quadro permanente do CEFET/RJ - campus Nova Friburgo. Doutorado e Mestrado em Letras Neolatinas (Literaturas Hispânicas) pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Integrados em Turismo e Humanidades (CNPq/Brasil). E-mail: isabela.loureiro@cefet-rj.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6202076666822766.

Suzana de Carvalho Barroso Azevedo, CEFET-RJ

Professora do quadro permanente do CEFET/RJ- campus Nova Friburgo. Doutorado e Mestrado em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Integrados em Turismo e Humanidades (CNPq/Brasil). E-mail: suzana.azevedo@cefet-rj.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1683478468536357.

Camila Carneiro Dazzi, CEFET-RJ

Professora do quadro permanente do CEFET/RJ - campus Nova Friburgo. Doutorado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos integrados em Turismo e Humanidades (CNPq/Brasil). E-mail: camila.dazzi@cefet-rj.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4381920068622016.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

LOUREIRO, I. R.; AZEVEDO, S. de C. B.; DAZZI, C. C. O imaginário orientalista nos relatos de viagem de Pablo Neruda. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 350–374, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.27484. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/27484. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA