Uma história pernambucana
uma análise do prefácio e do primeiro capítulo d’O Cabeleira
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33885Resumo
Este artigo analisa o prefácio e o primeiro capítulo do romance O Cabeleira (1876), de Franklin Távora, como forma de apreender a concepção e execução do projeto político-literário do autor, a “Literatura do Norte”, centrado na valorização do arcabouço histórico e cultural das províncias setentrionais do Brasil. Enquanto a carta-prefácio do livro é crucial para entender o contexto histórico ao qual a literatura de Távora responde, o Capítulo 1 d’O Cabeleira dispõe diversos dos elementos que fundamentam as reflexões do autor sobre a formação histórica pernambucana e sua relação com as questões sociais em voga no Brasil em fins do século XIX. A análise conjunta desses textos oferece um panorama amplo dos temas desenvolvidos ao longo desse e dos demais romances históricos de Franklin Távora reunidos sob o epíteto de “Literatura do Norte”, bem como dos processos de reconstituição histórica, recursos retóricos e posicionamentos ideológicos assumidos pelo autor na composição de suas narrativas. Nesse sentido, o prefácio e o primeiro capítulo de O Cabeleira não configuram apenas uma introdução à narrativa, mas são elementos fundamentais para compreender o esforço de Távora em reconfigurar a apreensão literária das províncias do norte do Brasil e promover uma literatura crítica e representativa de sua região, calcada nas discussões correntes sobre o fazer histórico em sua época.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.